Secretaria de Agricultura recupera estradas vicinais de Nova Friburgo


Serviço facilita o escoamento da produção e o deslocamento da população. Já foram recuperados 35 quilômetros de estradas em Rio Bonito de Cima.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a secretaria de Agricultura e Pecuária, através do programa Estradas da Produção e da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), vem recuperando estradas vicinais das localidades Rio Bonito de Cima e Macaé de Cima, que pertencem, respectivamente, aos distritos de Lumiar e Mury. O trabalho permite o escoamento da produção rural e o deslocamento de moradores, e está trazendo mais qualidade de vida para a população daquela área.

Desde 2011, foram recuperados mais de 220 quilômetros de estradas apenas em Nova Friburgo, beneficiando quase 1,9 mil agricultores com cerca de 320 hectares produtivos recuperados.
“Buscamos parcerias para garantir a continuidade e a ampliação dos trabalhos de recuperação e manutenção das vias de escoamento agrícola de Nova Friburgo” explicou a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos.
Desde março deste ano, segundo a Emater-Rio, foram recuperados 35 quilômetros de estradas em Rio Bonito de Cima.  Oito quilômetros já foram desobstruídos em Macaé de Cima. Segundo a secretaria, as principais ações executadas foram limpeza e retirada de vegetação, nivelamento do leito da via, compactação, ensaibramento, retirada de barreiras, além de construção de valas de drenagem. Em 2012, foram atendidas 17 localidades rurais dos distritos de Campo do Coelho, Riograndina, São Pedro da Serra, Lumiar e Mury.
Os oito quilômetros da Estrada do Gebara, que liga Rio Bonito de Cima a Macaé de Baixo, foram reabertos ao tráfego após três anos de obstrução. “Meu neto chegou a ir a pé à escola por causa dos problemas nas estradas” disse o agricultor Wilton Ouverney.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.