Pescadores de São João da Barra, RJ, reclamam da falta de fiscalização


Acidentes revelam falta de segurança nas embarcações. Segundo pescadores, a Capitania dos Portos não fiscaliza os barcos.

Pescadores de São João da Barra, Norte Fluminense, reclamam da falta de fiscalização de embarcações. Recentemente a morte de dois pescadores e o desaparecimento de outro chamaram a atenção para a segurança nos barcos no município.
A Capitania dos Portos é responsável pelo trabalho, mas segundo os pescadores isso não acontece como deveria. Muitas embarcações estão indo para o mar sem as condições adequadas. A Capitania dos Portos afirma que faz operações diárias em embarcações marítimas e fluviais e que 26 militares atuam nas vistorias.

Segundo a Capitania dos Portos, desde o início dos trabalhos em São João da Barra, no fim de 2012, 182 embarcações foram abordadas, 39 foram notificadas e 16 apreendidas. A principal irregularidade apontada é a falta de itens de segurança.
A Capitania dos Portos também monitora os profissionais em Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana e Quissamã, e garante que o trabalho é feito antes mesmo dos pescadores usarem os barcos, que precisam estar legalizados.
Em todas as embarcações, os condutores precisam ser habilitados, os ocupantes devem ter salva-vidas a disposição e  os barcos precisam ter luzes de navegação, além de marcação com nome e número de inscrição.
Os barcos de médio porte, que navegam em rios, são obrigados a ter equipamentos de orientação, âncora, apito, boia salva-vidas, extintor de incêndio, latnernas e medicamentos de primeiros socorros.
As embarcações marítimas só podem navegar se tiverem, todos os itens cobrados de barcos de médio porte, sino ou buzina, rádio transmissor, refletor e radar. A Capitania dos Portos em São João da Barra, fica na Rua Joaquim Thomaz de Aquino, 60, Centro. O telefone de contato é o (22) 2741-4807.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.