Doenças vasculares são as que mais matam em Petrópolis


Cidade não tem unidades de saúde para atender pacientes com doença. Quem precisa de cirurgia tem que recorrer a cidade vizinhas.

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças vasculares foram a principal causa de morte entre os anos de 2007 e 2011, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. Apesar desta informação, a cidade não tem uma unidade para realizar cirurgias especializadas nesses tipos de casos. A solução para quem precisa do procedimento é recorrer a outros municípios ou esperar até que a justiça resolva o problema.

Em agosto do ano passado, a Defensoria Pública entrou com uma ação na justiça, pedindo que a prefeitura estruture os hospitais para atender a casos relacionados às doenças vasculares. A ação prevê também que, durante o período de adaptação, o município contrate exames e cirurgias pela rede particular de saúde. A ação ainda não foi julgada pela justiça. De acordo com a defensoria, o número de pessoas que precisam desses atendimentos é alto na cidade.
Segundo o cirurgião vascular, Tiago Coutas, na maioria dos casos, o procedimento vascular é urgente. Mesmo os quadros de baixa complexidade podem se agravar rapidamente e até levar o paciente a morte. “No caso de doenças vasculares, o paciente tem um tempo de seis horas para receber o pronto atendimento”, informou o médico.
A Secretaria de Saúde informou que todos os exames são realizados no Hospital Santa Teresa após autorização da Central Estadual de Regulação. A secretaria disse que Petrópolis não tem serviço de cirurgias vasculares porque não pode mais se credenciar junto a Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde. Os pacientes são direcionados para o Hospital Clínico de Teresópolis, o que gera demora na marcação.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.