“Operação Serra sem pedágio, eu apoio!” reivindica melhorias na rodovia. Petição já reúne cerca de 1.500 assinaturas de usuários da pista.

A campanha pretende dar voz à insatisfação dos motoristas e chamar a atenção da administração da rodovia e prefeitura de Petrópolis para os riscos que o trecho oferece. O criador da campanha explica que, diante do alto custo do pedágio, não há justificativa para a falta de manutenção das pistas e atraso das reformas. “Nós não temos outra alternativa para chegar ao Rio. A Serra Velha está ainda pior, ou seja, esta é a nossa única opção. Queremos melhorias”, pontua Henrique, lembrando que o estado da estrada também afeta a economia de Petrópolis.
O empresário não é contra a praça de pedágio, mas diz que os motoristas precisam ter a contrapartida dos valores pagos. Enquanto isso não acontece, a proposta da campanha é a suspensão da cobrança entre a baixada e a entrada de Petrópolis, no bairro Quitandinha. “Queremos que a atual concessionária faça alguma coisa de fato ou vá embora, deixando que outra empresa administre corretamente a BR 040. Eles não fazem nada para o contribuinte que paga caro pelo pedágio e quando questionados sempre estão com alguma desculpa na ponta da língua. A campanha é para dar um rosto, para os usuários vestirem a camisa e mostrarem que estão insatisfeitos com o que está acontecendo”, explicou Henrique.
Adesivos e internet para ajudar na adesão à campanha
Foram confeccionados 250 adesivos com o slogan “Operação Serra sem pedágio, eu apoio!” para os usuários aderirem a causa. Uma petição está sendo divulgada na internet pela rede social da campanha para colher assinaturas. Até o momento, quase 1.500 pessoas já assinaram o documento. “Com os adesivos queremos chamar a atenção de todos, inclusive da mídia nacional. Com tanta gente que passa pela Serra, e com o adesivo, as pessoas vão notar como a população está insatisfeita. É um protesto civilizado, inteligente, mas que mostra nossa indignação”, acredita Henrique.
Segundo o empresário, a petição pede a suspensão imediata da cobrança do pedágio. “Ele devia ser suspenso até que o contrato da atual concessionária – que em 16 anos não fez praticamente nada – seja revisto e até a reformulação total da subida e descida da Serra”, destacou.
Foram confeccionados 250 adesivos com o slogan “Operação Serra sem pedágio, eu apoio!” para os usuários aderirem a causa. Uma petição está sendo divulgada na internet pela rede social da campanha para colher assinaturas. Até o momento, quase 1.500 pessoas já assinaram o documento. “Com os adesivos queremos chamar a atenção de todos, inclusive da mídia nacional. Com tanta gente que passa pela Serra, e com o adesivo, as pessoas vão notar como a população está insatisfeita. É um protesto civilizado, inteligente, mas que mostra nossa indignação”, acredita Henrique.
Segundo o empresário, a petição pede a suspensão imediata da cobrança do pedágio. “Ele devia ser suspenso até que o contrato da atual concessionária – que em 16 anos não fez praticamente nada – seja revisto e até a reformulação total da subida e descida da Serra”, destacou.
Valor do pedágio é um dos mais caros do país
De acordo com a pesquisa divulgada em 2012 pelo Ipea, a média brasileira do valor cobrado nos pedágios é mais cara que a internacional. O estudo revela que as rodovias estaduais do Rio de Janeiro, administradas por concessionárias, têm o maior valor médio do pedágio do país, sendo 100% superior ao valor cobrado em Minas Gerais, o menor registrado pela pesquisa.
Ainda segundo a pesquisa, a BR-040 está entre as rodovias que tiveram seus pedágios reajustados em valores até 168% maiores do que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período. O maior problema estaria no primeiro conjunto de rodovias federais concedidas pelo governo à iniciativa privada entre 1995 e 1997.
De acordo com a pesquisa divulgada em 2012 pelo Ipea, a média brasileira do valor cobrado nos pedágios é mais cara que a internacional. O estudo revela que as rodovias estaduais do Rio de Janeiro, administradas por concessionárias, têm o maior valor médio do pedágio do país, sendo 100% superior ao valor cobrado em Minas Gerais, o menor registrado pela pesquisa.
Ainda segundo a pesquisa, a BR-040 está entre as rodovias que tiveram seus pedágios reajustados em valores até 168% maiores do que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período. O maior problema estaria no primeiro conjunto de rodovias federais concedidas pelo governo à iniciativa privada entre 1995 e 1997.
Má conservação e acidentes preocupam usuários
Além do precário estado das pistas (subida e descida), o alto número de acidentes, muitos causados pela má conservação da via, preocupa os usuários que passam pela Serra. De acordo com o levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no trecho da BR-040 entre os kms 0 (divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro) e 102 (altura de Xerém) foram registrados 1.530 acidentes. Até abril deste ano, já foram 518, um a menos que no mesmo período do ano passado.
Além do precário estado das pistas (subida e descida), o alto número de acidentes, muitos causados pela má conservação da via, preocupa os usuários que passam pela Serra. De acordo com o levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no trecho da BR-040 entre os kms 0 (divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro) e 102 (altura de Xerém) foram registrados 1.530 acidentes. Até abril deste ano, já foram 518, um a menos que no mesmo período do ano passado.
Tarifa diferenciada para Petrópolis
Entre os pontos a serem propostos pela campanha, está o valor do pedágio diferenciado para Petrópolis. “Em países como os Estados Unidos, o pedágio é pago na saída da via quando a pessoa chega ao acesso da localidade. Sendo assim, o usuário retiraria um cupom em Caxias, na praça existente, como se estivesse indo pagar e seria criada na altura da Casa do Alemão e Bingen duas cancelas com um caixa recebedor. Dessa maneira, poderíamos pagar somente pelo trecho, o que certamente reduziria, e muito, o valor da tarifa, pois pagamos como se fossemos até o município de Areal”, explicou Henrique.
Entre os pontos a serem propostos pela campanha, está o valor do pedágio diferenciado para Petrópolis. “Em países como os Estados Unidos, o pedágio é pago na saída da via quando a pessoa chega ao acesso da localidade. Sendo assim, o usuário retiraria um cupom em Caxias, na praça existente, como se estivesse indo pagar e seria criada na altura da Casa do Alemão e Bingen duas cancelas com um caixa recebedor. Dessa maneira, poderíamos pagar somente pelo trecho, o que certamente reduziria, e muito, o valor da tarifa, pois pagamos como se fossemos até o município de Areal”, explicou Henrique.
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G1
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