'Todos pela Educação' beneficia mais 51 alunos em Petrópolis


Programa foi criado no município em 2006 e já beneficiou 431 estudantes.
Melhores alunos ganham bolsas em escolas particulares.

Mais 51 alunos foram contemplados com bolsas integrais para realizarem seus estudos do Ensino Médio em escolas da rede particular de Petrópolis, Região Serrana do Rio. A iniciativa faz parte do programa "Todos pela Educação" , um programa criado pela Prefeitura de Petrópolis em 2006 e que já beneficiou 431 alunos. Os novos estudantes beneficiados foram apresentados em evento realizado nesta sexta-feira (26).

“O objetivo é valorizar os alunos oriundos do 9° ano da rede municipal. Cada escola envia uma lista com os cinco estudantes que obtiveram as médias mais altas nos quatro últimos anos. Ou seja, esses jovens recebem bolsas de estudo por mérito”, explicou a secretária de Educação Monica Freitas.
O “Todos pela Educação” é realizado por meio de descontos do imposto Imposto Sobre Serviço (ISS): “O desejo da prefeitura é incentivar o empresário petropolitano e reduzir a carga tributária. No caso das escolas, que são prestadoras de serviço, elas podem reverter 100% do ISS para as bolsas de estudo”, exemplificou o secretário de Fazenda Paulo Roberto Patuléa.
Os alunos começarão a cursar, no segundo bimestre, o primeiro ano do Ensino Médio em suas novas escolas. Luiza Dideco, de 14 anos, foi a aluna de maior média da rede pública do município: 9,8. Ex-aluna do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, a jovem conta que já iniciou seus estudos no Centro Educacional Maurício Barroso (CEMB). “Minha família sempre me incentivou a estudar, tenho esse costume de estudar para as provas. Faço o melhor que eu posso”, garantiu.
Cátia Dideco, mãe de Luiza, declara estar duplamente feliz, pois seu filho mais velho, Vítor, que hoje cursa Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), formou-se no Ensino Médio no Colégio CEMB, em 2009, graças ao programa. “Meus dois filhos foram beneficiados pelo Todos pela Educação. Eles são estudiosos, esforçados, tenho muito orgulho. Para mim, educação é algo cultural, que se aprende a valorizar em casa”, declarou.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.