Cidades do Norte do Rio promovem ações de combate à hipertensão


Em Campos, cerca de 50 mil pessoas já foram cadastradas nos programas.
Em São Francisco população pode ser atendida nos PSFs.

Ações de combate à hipertensão acontecem nesta sexta-feira (26), em Campos dos Goytacazes e em São Francisco de Itabapoana, cidades do Norte Fluminense, que entraram na campanha do Ministério da Saúde: "Quem tem bom coração combate a hipertensão - Eu sou 12 por 8". As pesquisas mostram que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos.

Em Campos dos Goytacazes, as ações das equipes do hiperdia começam às 9h da manhã e seguem até às 16h, no pátio da Secretaria de Saúde, onde haverão cadastros de pacientes com hipertensão e diabetes, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A partir das 13h até às 17h, ações também acontecem na agência do INSS, na praça São Salvador, 45/47, Centro.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde de Campos, esse é um momento importante para a prevenção da doença. Em 2012, foram atendidos 144 mil 773 pessoas. Cerca de 50 mil usuários estão cadastrados no programa e são atendidos pelas equipes de saúde.
Além do dia que marca a prevenção da hipertensão, em Campos a população pode ser atendida todas as terças e sextas, na sede da Secretaria de Saúde, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 875, no Centro. 
Em São Francisco de Itabapoana, as ações já começaram e seguem até o dia 30 de abril. De acordo com a Secretaria de Saúde, durante o encontro, os profissionais dos Programas de Saúde da Família vão alertar a população sobre os riscos da pressão alta e as formas de prevenção e controle. As pessoas ainda vão receber orientações sobre os hábitos saudáveis de alimentação e ainda a importância da prática de exercícios físicos.
"É válido lembrar que a pressão arterial é uma doença silenciosa que muitas vezes não apresenta sintomas. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar complicações da doença," declarou o secretário de Saúde Jayme Tinoco.
As ações em São Francisco, acontecem nos Programas de Saúde das Famílias (PSFs), que estão instalados nos distritos de Guaxindiba, Gargaú, Barra do Itabapoana, Travessão de Barra e Praça João Pessoa.
De acordo com as pesquisas do Ministério da Saúde, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Nos dois sexos, no entanto, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 55 anos ou mais de idade.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.