Cabo Frio faz ação no Dia Nacional de Combate à Hipertensão


Serão realizadas aferição da pressão arterial e dicas de prevenção.
Em Rio das Ostras, profissionais de saúde também prestaram serviços.

Esta sexta-feira (26) é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão. Por isso, Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, faz uma ação para chamar a atenção dos hipertensos. Serão atendidos os idosos cadastrados no Centro Especializado na Melhor Idade, Cemi, com aferição da pressão arterial e dicas de como prevenir e combater a doença.

O tema da campanha esse ano é 'Quem tem bom coração combate a hipertensão - eu sou 12 por 8'. O atendimento será das 9 h  da manhã às 17h. Quem não for cadastrado pode se cadastrar na hora, basta levar o comprovante de residência e identidade. O Cemi fica na Avenida Teixeira e Souza, número 2228, próximo ao trevo com a Avenida Joaquim Nogueira, no bairro São Cristóvão.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença atinge mais de 60% dos idosos brasileiros. Hipertensão provoca sintomas em fases avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma repentina e exagerada. Porém, algumas pessoas podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros.
Campanha também em Rio das Ostras
Rio das Ostras, ainda na Região dos Lagos, também aderiu à campanha e levou profissionais de saúde à Praça José Pereira Camara, no Centro da cidade, para atender às pessoas e atentá-las aos sinais da doença. Eles verificaram pressão arterial, orientaram os pacientes e, inclusive, encaminharam alguns ao médico especialista.
Atualmente, cerca de 12 mil pessoas fazem parte do programa de hipertensão em Rio das Ostras. No entanto, segundo a Secretaria de Saúde, a preocupação é que o número de pessoas com a doença seja maior.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.