Cláudia Alcantara / R7
Posto vai receber pilha, bateria, celular e computador velho
Começa nesta segunda-feira (10) a Campanha de Coleta de Resíduos Tecnológicos na praça Washington Luiz, no centro de Macaé, no norte do Estado do Rio de Janeiro. Até o dia 22 a praça terá um posto de coleta, onde a população vai poder descartar pilhas, baterias, aparelhos de celular e até computadores.
Essa é a terceira edição da campanha realizada pela Secretaria de Ambiente do município. Ano passado foram coletadas 16 t de lixo tecnológico. A expectativa é que sejam recolhidas de 16 a 25 t esse ano.
O secretário do ambiente, Maxwell Vaz, explicou que a campanha é para tirar esse material das ruas e conscientizar a população.
- Nosso principal objetivo é conscientizar a população para a importância do descarte correto dos resíduos, através da educação ambiental. Os objetos tecnológicos, além de prejudicar o meio ambiente, podem causar danos à saúde do ser humano se descartados aleatoriamente.
Esses equipamentos contêm substâncias perigosas para a saúde da população e para o meio ambiente. Muitos deles são compostos por mercúrio, cádmio, chumbo, zinco e manganês, capazes de penetrar no solo e contaminar a água, além de emitir gases que agravam o efeito estufa.
O material coletado vai ser encaminhado para uma empresa de reciclagem que vai ser responsável pelo descarte correto do lixo. A licitação para escolha da empresa já começou, mas ainda não foi definida qual será. O resultado sairá até o próximo dia 20.
...
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.