As ações contaram com participação direta da Câmara Municipal de Vereadores, que está acompanhando as discussões.
A última semana foi de extrema importância na discussão de políticas públicas de segurança em Macaé. Em poucos dias, novas diretrizes foram formadas de maneira que a cidade, que tem prospecto de grandes crescimentos, receba novos investimentos em segurança pública. As ações contaram com participação direta da Câmara Municipal de Vereadores, que está acompanhando as discussões.
Um dos pontos que já está certo, inclusive com prazo de início da obra, é a construção de uma casa de custódia na cidade. Com capacidade para 500 detentos, sendo 400 homens e 100 mulheres, o presídio será erguido no limite de Macaé com os municípios Carapebus e Conceição de Macabu, próximo à Rodovia BR-101. A obra deve começar em agosto próximo, sendo inaugurada em meados de Janeiro de 2012.
"Nesta última reunião, reafirmei que só iria apresentar uma emenda na Lei Orgânica se a Casa de Custódia fosse afastada no Centro da cidade, e, graças a um entendimento entre o Prefeito e o Governo do Estado, foi firmado que a prefeitura vai desapropriar uma área naquela região. Vale lembrar que a emenda que será feita, permitirá apenas esta unidade, sendo vedada qualquer outra em Macaé", explicou o presidente da Câmara, o vereador Paulo Antunes (PMDB), que é autor da emenda que proíbe Casa de Custódia ou presídios em Macaé.
Em contra-partida pela Casa de Custódia, a cidade de Macaé deve receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que deve ser instalada na região de periferia da cidade. "Há uma lei estadual, que estabelece esta 'contra-partida' aos municípios com casa de custódia. E o prefeito Riverton pediu esta UPP, que será de grande importância para Macaé", afirmou Paulo Antunes.
Um dia depois da reunião, o vereador e o Prefeito Riverton Mussi foram conhecer uma área no 32º Batalhão de Polícia Militar em Macaé, onde será instalada uma central de monitoramento de segurança pública. Esta central faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), um convênio firmado entre a Prefeitura, Governo do Estado e Petrobras, que conta ainda com 28 câmeras de segurança, de longo alcance, que serão instaladas em pontos estratégicos na cidade.
De acordo com o Coronel Edmilson Jório, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, as câmeras alcançam até 600 metros com nitidez, o suficiente para que o agente, que estiver manuseando o sistema, possa identificar placas de veículos e faces de pessoas. "O agente poderá avistar uma ocorrência pela Câmera e entrar em contato com a viatura que esteja mais próxima, aumentando o raio de acompanhamento", explicou Jório.
Edmilson Jório explicou ainda que os equipamentos são preparados para conter ação de vândalos ou ataques para desestabilizar o sistema. "Todas as câmeras são de um material reforçado e os fios são encobertos, evitando qualquer tentativa de desativação. Ainda assim, se acontecer algo, será emitido um forte sinal sonoro", afirmou.
Para o prefeito Riverton Mussi, a expectativa com a Central de Monitoramento é a maior possível, uma vez que a intenção é expandir este sistema para toda a cidade. "Já estamos trabalhando para levar o cabo de fibra ótica para outros pontos, afim de espalhar as câmeras que virão pelo Prodesmar", citou o prefeito.
Já o presidente da Câmara, vereador Paulo Antunes, destacou a importância da participação da Prefeitura nesta questão, que deveria ser exclusivamente do Estado. "Isto representa um avanço para o município, que ganhará um grande aliado no controle da segurança pública. Considero que a população ficará mais segura com este sistema", destacou.
A previsão é que as câmeras e a central estejam em funcionamento já a partir do mês de maio. Os profissionais que manusearão o sistema, os chamados "analistas de imagem", já estão sendo selecionados dentro da Guarda Municipal. Por turno de seis horas, serão quatro analistas, acompanhando 14 imagens ao mesmo tempo, e sendo monitorados por um Policial Militar.
___
Expresso Regional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.