Uma administração improvisada em Nova Friburgo

O prefeito em exercício Dermeval Neto completa dois meses de gestão à frente de Nova Friburgo ainda sob boatos sobre o estado de saúde do prefeito licenciado Hérodoto Bento de Mello e com parte da equipe de sua escolha, já que seis secretários nomeados pelo titular foram trocados.
O último boletim médico, assinado no dia 9 deste mês pelo médico Marcos Benchimol, do Hospital Samaritano, no Rio, garante que Heródoto, de 85 anos, tem se recuperado bem e não corre risco de morte. Ele teve pneumonia e no momento passa por uma reposição de sódio. A previsão é que o prefeito retorne 5 de janeiro, dia em que vence seu pedido de licença mais recente de 60 dias (outros dois, de dez e 15 dias, tinham sido aceitos pela Câmara desde que Heródoto sofreu um acidente em viagem à Suiça em setembro).

— Não tive contato direto com ele desde que viajou para a Suíça — revela Dermeval. — Por enquanto são dois meses de governo, mas podem ser dois anos. Não podia deixar Nova Friburgo parada enquanto isso, e precisava ter pessoas de confiança ao meu lado. 

Dermeval, que era secretário de Assistência Social, reconhece que estava distante de Heródoto, e que sua posse causou desconforto a alguns secretários. Desde que assumiu, trouxe novos nomes para as seis principais secretarias — Fazenda, Educação, Procuradoria Geral, Governo, Meio Ambiente e Obras e Serviços Públicos —, demitiu de 80 funcionários nomeados e extinguiu oito secretarias das 29 existentes na gestão de Heródoto. 

— Era de conhecimento público que a prefeitura tinha essa gordura — diz.

Para chegar ao número de 21 secretarias, a prefeitura fundiu a pasta de Desenvolvimento Urbano Sustentável à Habitação, Urbanismo, Transporte e Mobilidade Urbana; tirou o status de secretaria da Autarquia Municipal de Trânsito; transformou a Secretaria Pró-Memória em uma fundação; tornou a Comunicação Social uma diretoria da Secretaria de Governo; fundiu Obras e Serviços Públicos, Controle Interno Planejamento e Projetos e Obras Especiais a Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

Ex-secretário de Governo de Heródoto, Braulio Rezende diz que Dermeval tem autonomia para tomar suas decisões e que só quando o prefeito voltar é que a gestão interina será analisada.

— Essa diminuição de 29 para 21 secretarias é nova para mim. Não sei nem se isso tudo está aprovado pela Câmara. Concordo que a administração pública tem que ser modernizada. Mas você não vai para o gabinete para administrar folha de pagamento, e sim para construir ruas, creches, escolas. 

Rezende lembra que, como compromisso de campanha, Dermeval deve manter os projetos de Heródoto:

— Eles foram eleitos pela mesma chapa. O projeto de governo deve ser mantido.

...
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.