Novo plano viário de Campos organiza transporte coletivo

Um plano de dados vai permitir que se ofereça um serviço de transporte mais eficiente

Campos - Ordenar o trânsito e melhorar a fluidez do tráfego, oferecendo conforto e segurança  aos motoristas, e garantir transporte coletivo de melhor qualidade à população, são os objetivos do Novo Plano Viário de Campos, projeto que desenvolvido pela Projecons Projetos e Construções Ltda., através da Empresa Municipal de Transporte (Emut), responsável por gerenciar e disciplinar o trânsito do município. A empresa está na primeira fase dos trabalhos, o diagnóstico para coleta de dados na área de trânsito e transporte. 

O presidente da Emut, Paulo Mósso, informa  que o trabalho foi iniciado no mês passado e vai resultar em um banco de dados, permitindo que o município ofereça um serviço de transporte coletivo mais eficiente para a população. O diagnóstico vai desenhar todos os itinerários dos ônibus, trabalho que tem o auxílio de um sistema de GPS e os pontos de conversão dos veículos. “O plano viário se trata de um amplo projeto que visa ordenar o trânsito e organizar todos os tipos de transportes, sejam ônibus, táxis, alternativos e, até mesmo, de tração animal, que ainda é uma realidade em Campos”. 

INDÚSTRIA

O responsável técnico pelo Plano Viário, o arquiteto e urbanista Ricardo Lanzellotti, que está cuidando da parte do trânsito, revela que um dos fatores que a equipe leva em consideração é o crescimento da economia da cidade e da região. “A indústria automotiva bate recorde todo mês e, aliado a isso, a classe média ganhou poder de compra, o que gerou aumento do número de carros e motos circulando pela cidade”. A equipe do Plano Viário também está de olho no crescimento gerado na região com a entrada em operação do Super Porto do Açu, na cidade vizinha de São João da Barra. 

Lanzellotti ressalta que “há uma previsão de crescimento do número de habitantes, nos próximos cinco anos, em São João da Barra, em função do Porto do Açu. Hoje, é um veículo para cada três habitantes. Se fizer a conta de 10 mil habitantes, estamos falando em 30 mil veículos em algum momento circulando por Campos”, diz Ricardo Lanzellotti, acrescentando que o plano de ações inclui uma política de trânsito em curto, médio e longo prazos.

...
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.