Prefeito Riverton: ‘Macaé está preparada para novos investimentos’

O prefeito Riverton Mussi (PMDB) afirmou nesta quarta-feira (17), durante inauguração do Centro Integrado de Operações de Macaé da Schlumberger, o maior do mundo da empresa, localizado no Novo Cavaleiros, que Macaé está preparada para novos investimentos, tanto para a ampliação da base de operações de empresas já instaladas na cidade, quanto para novos campos de produção. 
-O Centro Integrado de Operações de Macaé da Schlumberger tem uma importância grande na economia local e no desenvolvimento da cadeia produtiva do petróleo. A prefeitura investe em infraestrutura urbana, logística, saúde, educação, e ações que estimulam o desenvolvimento econômico para atrair investimentos e criar base para que empresas já instaladas possam aumentar seus negócios na cidade – comentou o prefeito, lembrando que Macaé registra crescimento econômico anual em torno de 5% e hoje é apontada como o sétimo município do país na evolução do PIB do setor de energia.

Segundo Riverton, a construção da Via do Sol – que vai ligar Imboassica à Linha Verde – e a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), cuja primeira etapa será dentro do município, no trecho entre a Cancela Preta e o trevo da Praia Campista, são obras que agregam logística no forte cenário de vigor econômico do município. “Macaé está crescendo e o poder público municipal utiliza os royalties do petróleo em obras e investimentos para acompanhar esse crescimento. A instalação de um empreendimento do porte do Centro Integrado de Operações ratifica a importância do mercado de Macaé para empresas que querem crescer e gerar emprego diante de oportunidades impostas pelo cenário atual e outras futuras, como o pré-sal”, citou. 

A parceria entre a prefeitura e a Schlumberger também foi comentada pelo prefeito, como o projeto SEED de conectividade de duas escolas municipais, Jose Calil Filho e Maria Isabel Damasceno Simão e o Grupo Musical “Levando a Vida na Flauta” da Casa do Caminho. “Também temos parceria na proteção da área restinga na Praia dos Cavaleiros e no monitoramento das águas da Lagoa de Imboassica”, exemplificou. 

Segundo o diretor-executivo da Schlumberger, Andrew Gould, que veio a Macaé participar da inauguração, o Centro Integrado de Operações será a maior base da Schlumberger do mundo, ocupando uma área de 130 mil metros quadrados. O investimento aproximado foi de R$ 110 milhões. “É importante olhar o futuro; este investimento fomenta a indústria no Rio de Janeiro”, ressaltou.
O gerente geral da Schlumberger no Sul e Sudeste, Dennys Moreira, informou que dois mil funcionários vão trabalhar no Centro Integrado de Operações. “Saímos de sete bases para uma só, ganhando eficiência e integração”, comentou. 

Para a presidente da Schlumberger no Brasil, Ana Zambelli, o Centro Integrado de Operações é mais um marco no ano em que a empresa completa 65 anos de história no Brasil. “Outras duas ações foram a inauguração do escritório em Santos e o primeiro Centro de Pesquisa da Schlumberger na América Latina”, enumerou.

Licença ambiental é concedida pela prefeitura

A Licença Municipal de Operação (LMO) do Centro Integrado de Operações de Macaé da Schlumberger foi entregue pela prefeitura de Macaé. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Maxwell Vaz, que também participou da inauguração, a secretaria condicionou na licença ambiental exigências como gerenciamento de resíduos e efluentes, captação de água pluvial, plantio de mudas, entre outras.

- O processo para a emissão da licença foi complexo, envolveu toda a equipe da secretaria de Meio Ambiente como engenheiro ambiental, civil e químico. Estivemos na base diversas vezes e apresentamos as condicionantes para a licença, que envolve também questões de educação ambiental e reciclagem - explicou.

...
Fonte: PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.