Demissão de servidores em Iguaba causa transtornos

A demissão de servidores públicos em Iguaba Grande pegou muita gente de surpresa. Manifestantes fizeram ontem um protesto pelas ruas da cidade. Nas unidades de saúde, os atendimentos ficaram prejudicados. O Posto de Saúde no centro passou o dia todo vazio. Em média, 300 pessoas são atendidas diariamente. Mas com a demissão dos funcionários, não havia outra solução.

No total, 46 servidores, entre médicos, enfermeiros e agentes de saúde foram informados de que não faziam mais parte do quadro da Secretaria Municipal. Cortes que, de acordo com os manifestantes, já fecharam seis postos da cidade e comprometem o atendimento na policlínica de Iguaba.
De acordo com o sindicato dos servidores municipais de iguaba grande, os cortes não atingem apenas a Secretaria de Saúde, como outras pastas e até a Guarda Municipal. Mais de 600 funcionários que estariam sendo demitidos para reduzir custos com a folha de pagamento.
Pela lei de responsabilidade fiscal, o limite máximo permitido pela união com despesas de pessoal é de 54% do orçamento. Em outubro, esse valor superou os 56%.
O presidente do sindicato, Glenio dos Santos, ainda afirma que, para manter o emprego no próximo ano, os funcionários estariam sendo orientados a trabalharem de graça até dezembro.
Os manifestantes seguiram até a prefeitura, onde os secretários se reuniram no final da manhã. De acordo com o procurador do município, Carlos Magno, além da adequação fiscal, o Ministério Público também exigiu que todos os contratados fossem substituídos por funcionários concursados.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Iguaba grande disse que os servidores vão ser remanejados para que Postos de Saúde e escolas voltem a funcionar normalmente na quinta (18), mas não soube dizer quantos funcionários foram exonerados e nem deu um prazo para que o quadro seja regularizado.
...
Fonte: Notícias de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.