Ações de combate ao vírus HIV serão realizadas em Silva Jardim

A secretaria de Saúde de Silva Jardim, através dos setores de Imunização, DST/AIDS, Saúde da Mulher e Vigilância em Saúde, promoverá uma ação de combate ao HIV. No mundo a data é lembrada no dia primeiro de dezembro, mas, em Silva Jardim, profissionais da Saúde vão promover atividades entre os dias 29 de novembro a dois de dezembro.
Durante a ação serão realizadas palestras, testes rápidos para HIV,vacina contra hepatite B, coqueluche, tétano, difteria, distribuição de material informativo e preservativos. O principal objetivo de todo este trabalho será a prevenção a AIDS na adolescente e à gravidez indesejável, além de fazer o diagnóstico precoce do virus HIV, explica o coordenador do Programa DST/AIDS, Marcus Vinicius Antunes da Costa.
De acordo com ele, os testes rápidos são incentivados pelo Ministério da Saúde (MS). “É tão confiável quanto o teste de laboratório”, afirma. Segundo Costa, o diagnóstico precoce do vírus HIV é importante para evitar a doença (AIDS).
Os dois primeiros dias, as ações serão focadas no Colégio Estadual Servulo Mello. “O colégio concentra um grande número de adolescentes que é o nosso alvo no momento”, conta Costa. Nos demais dias, o público alvo será os salões de beleza e academias da cidade.
Nesses locais, os profissionais da Saúde farão um trabalho educativo e de orientação. “É comum nas academias a concentração de pessoas com tatuagens e piercing. E muitos desconhecem alguns cuidados necessários. Por isso faremos um trabalho de conscientização”.
O perfil da doença, diz ele, não é o mesmo de dez anos atrás. De acordo com o coordenador do DST/AIDS, a doença está se interiorizando, atingindo mais a idosos e às mulheres. “Hoje, não há mais grupo de risco, mas a vulnerabilidade, no caso dos idosos, está ligada á qualidade de vida que por sua vez, o leva a prática do sexo”, explica.
...
Fonte: CRIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.