Saúde de Quissamã é 1º lugar no norte fluminense e 3º no Estado


De acordo com o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), Quissamã possui a melhor saúde da região norte fluminense e a 3ª melhor do Estado, ficando atrás apenas das cidades de Piraí e Porto Real.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) avalia anualmente 5.564 municípios a partir de uma metodologia pioneira e única, onde é feito um recorte municipal que possui abrangência administrativa a nível nacional. O estudo leva em consideração três principais áreas de desenvolvimento humano (emprego e renda, educação e saúde) possibilitando assim, o acompanhamento da evolução econômica, social e humana dos brasileiros, com o intuito de permitir a orientação de ações públicas e o acompanhamento de seus impactos de forma objetiva e direta.
Os estudos divulgados agora em 2010 são relativos ao ano de 2007. Segundo informações da coordenadora da Ouvidoria da Saúde de Quissamã, Simone Flores, a saúde quissamaense foi avaliada a partir das variantes de cobertura da estratégia de saúde da família, óbitos mal definidos, óbitos infantis por causas sensíveis a atenção básica e internações por consequências sensíveis a atenção básica. Como a cidade obteve bons resultados na avaliação, o índice do município foi de 0,9157, um número bem acima da média estadual que foi de 0,8151 e da média nacional, 0,7830.
“Tenho certeza que a saúde em Quissamã presta um atendimento de excelência, o que falta é as pessoas tomarem conhecimento disso e aprenderem a usar. O reconhecimento externo serve para que o usuários entendam o esforço realizado pela administração pública no aprimoramento dos serviços, do qual eles muitas vezes não dão o valor devido”, disse a secretária de Saúde, Alexandra Moreira, completando que o objetivo da Secretaria é atingir o topo do ranking no Estado.
A secretária destacou ainda que o governo investiu na saúde cerca de 23% do orçamento municipal só em 2009, tendo como resultado, o constante aperfeiçoamento dos serviços prestados de saúde e a manutenção do quadro de profissionais e de infraestrutura de alta qualidade.
 “Quissamã continuará dando atenção especial a saúde com o objetivo de consolidar o Programa de Saúde da Família e ampliar a rede de atendimento do Hospital Municipal através de ações integradas com os municípios da região pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A população pode ter certeza que os investimentos na área vão continuar sendo cada vez mais bem aplicados”, afirmou o prefeito Armando Carneiro.
É importante ressaltar que em 2006, Quissamã ficou com a 8ª colocação, conseguindo no ano seguinte (2007), a chancela de 3ª melhor saúde do Rio de Janeiro, mostrando a melhora significativa e constante da gestão de saúde pública.
Fonte: PMQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.