Presidente da Academia Fluminense de Letras doa material sobre o poeta Casimiro de Abreu

O presidente da Academia Fluminense de Letras ( AFL), Edmo Lutterbach, doou material relacionado ao poeta Casimiro de Abreu para a Fundação Cultural. A doação aconteceu nesta quarta, 06 de outubro, em Niterói. Os itens doados foram: um retrato original do poeta, fotos de uma solenidade em homenagem a Casimiro ocorrida em 1973 e um documento sobre os patronos da AFL onde o poeta consta como um deles, ocupando a 13ª cadeira. Estes objetos passam então a fazer parte do acervo do Centro de Memória Casimiro de Abreu e em breve estarão disponíveis para consulta pública.
Em uma conversa informal com a historiadora da Fundação, Renata Lima, Edmo relatou aspectos interessantes da vida de Casimiro, como sua estada em Portugal, onde sua obra adquiriu projeção internacional quando ele tinha 17 anos. Falou também sobre o fato de seus pais não serem casados, o que sustenta a tese de que o poeta teve a paternidade reconhecida em 1850, aos 11 anos e que Casimiro era muito apegado aos pais, o que desmente outras versões de que era maltratado. Outro acontecimento marcante foi o roubo da casaca do poeta durante seu velório, devido ao que, segundo relatos, ele teria sido enterrado nu.
Aos 78 anos, Edmo Lutterbach preside a Academia Fluminense de Letras há mais de 30 anos.O autor de “ A eternidade de Euclydes da Cunha” é um grande estudioso da obra euclydiana, pois nasceu em Cantagalo(RJ), terra do escritor e desde cedo se interessou por sua literatura.
Fonte: Blog Fundação Cultural CA 
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.