No Posto de Saúde Silvio Henrique Braune um cardiologista atende, em média, 290 pessoas. Alguns nem conseguem ser atendidos.
Em Nova Friburgo, um velho problema continua sem solução, diversos moradores enfrentam filas de madrugada para tentar marcar uma consulta no maior posto de saúde da cidade, o Silvio Henrique Braune. Para uma consulta com um cardiologista. Desta vez, a equipe de reportagem da Inter TV acompanhou a saga de quem tentava marcar consulta com um cardiologista.
Ainda durante a madrugada a fila no posto de saúde Silvio Henrique Braune já dobrava o corredor. A maioria das pessoas tentava marcar uma consulta com um cardiologista. Na disputa pela vaga, quem chegou mais cedo levou vantagem. Por isso, muita gente passou a noite no local.
A doméstica Maria Sebastiana Lessa, por exemplo, chegou às 21h da terça-feira (26) ao Posto de Saúde levando cobertor, touca e luvas para enfrentar o frio. Para aguentar a longa espera, foi preciso levar lanche de casa, uma situação que já faz parte da rotina de quem depende da saúde pública na cidade.
Às 5h30m, a aposentada Rosana da Paixão era a última da fila e, com tanta gente na frente, ficou a preocupação de não conseguir a consulta.
Esta já é a segunda vez que o RJ Inter TV registrou o drama de quem precisa se consultar com um cardiologista em Nova Friburgo. Em julho, foi mostrada a fila durante a madrugada, onde mutos vinham de longe e precisavam dormir no banco. Dessa vez a fila estava ainda maior e, do outro lado do posto, a quantidade de idosos também era grande.
O Silvio Henrique Braune é o maior Posto de Saúde de Nova Friburgo. A marcação de consulta para cardiologista só acontece uma vez por mês e, nesta quarta-feira (27), a informação é que seriam entregues 140 fichas. Faltando meia hora para a distribuição já tinha sido contadas 296 pessoas na fila. Mas a cada instante chegava mais gente.
E quem chegava, recebia a notícia que havia apenas um cardiologista para atender. A marcação começou às 7h e foram preenchidas mais que a quantidade de vagas previstas. Algumas foram agendadas para o mês que vem e outras só para o dia 23 de dezembro. Muita gente voltou pra casa sem conseguir a consulta.
...
Fonte: In 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.