Morre baleia Jubarte que estava encalhada em Geribá, Búzios

Apesar dos esforços do Corpo de Bombeiros e da população, o animal de 20 toneladas não resistiu e morreu de madrugada.


Após 36 horas de resgate, a baleia jubarte que encalhou em Búzios não resistiu. A baleia morreu durante a madrugada. A baleia, com mais de 12 metros de comprimento, teria sido atraída por um cardume de sardinhas. Com a mudança da maré, ela encalhou. Os moradores ajudaram no resgate mas a baleia não aguentou. Especialistas afirmam que a própria baleia pode ser responsável pela morte. Segundo eles, o peso da baleia pode comprimir os órgãos internos do animal.

Cerca de 300 pessoas acompanharam o trabalho na Praia de Geribá. Moradores e turistas acompanharam de perto o trabalho dos Bombeiros. Ideraldo Gonçalves, motorista, disse que a vontade era ajudar no resgate.

- Eu estou vendo aqui como se fosse um filho. Me emociono, é triste ver a baleia sofrendo e a gente não poder fazer nada – disse Ideraldo.

Enquanto bombeiros e ambientalistas traçavam a estratégia para a retirada da baleia, os moradores continuavam trabalhando. Desde que ficaram sabendo do encalhe do mamífero muitos moradores trocaram as casas deles pela areia. Ajudaram a unir os cabos utilizados pelo rebocador para levar o animal até a arrebentação. Mas todo o trabalho e solidariedade não teve resultado.

Milton Marcondes, diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, disse que o trabalho do resgate é muito difícil.

-A gente tem muita dificuldade de resgatar esses animais porque eles tem 20 toneladas e você tem que mover esse animal sem machucá-lo – explicou Marcondes.

Ele falou ainda sobre o trabalho de pesquisa, agora que o animal morreu.

-Agora nossa prioridade é remover esse animal da praia da forma mais limpa e mais segura possível para a população. Queremos remover a baleia inteira. Caso não tenha o maquinário para removê-la inteira, a gente teria que cortá-la em três ou quatro pedaços – disse Milton Marcondes.

De acordo com biólogos, o animal estaria voltando do Nordeste brasileiro, rumo à região da Antártida, depois do ciclo reprodutivo. Ele teria sido atraído por um cardume de sardinhas e com a mudança da maré, encalhou. Em cerca de dez horas, foram pelo menos cinco tentativas de resgate, sem sucesso.

Fonte: In 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.