Cerimônia de encerramento dos cursos regionais reúne público recorde em Macaé

Público recorde prestigiou nesta sexta-feira (8/10) a solenidade de encerramento do Programa de Capacitação Regionalizado promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), por meio de sua Escola de Contas e Gestão (ECG), no município de Macaé, sede da terceira e penúltima etapa da edição 2010. Comandado pelo presidente do Tribunal, José Maurício Nolasco, a cerimônia foi realizada em auditório cedido pela prefeitura e reuniu mais de 300 pessoas, entre prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores, secretários municipais e servidores públicos da região.
Durante a cerimônia foram entregues 460 certificados de conclusão. Destinada à capacitação de servidores e agentes políticos, a programação, iniciada em 24/8, envolveu 15 municípios da Região dos Lagos, incluindo, além de Macaé, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carabepus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Iguaba Grande, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.  
No discurso, o presidente do TCE-RJ, José Maurício Nolasco, agradeceu a todos que participaram da programação e da solenidade de encerramento, em uma demonstração da importância do que o presidente classificou como “fazer o certo na gestão pública”.
Nolasco destacou que a iniciativa do Tribunal reforça o conceito de educar para não punir: “O TCE sempre foi visto como um órgão ameaçador e desde que assumi, minha preocupação era encontrar uma forma de aproximação com os jurisdicionados para realizar um trabalho preventivo. O mundo mudou. E é na educação que nos igualamos”, reafirmou Nolasco.
Durante a solenidade, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o presidente da Câmara Municipal, Paulo Antunes, entregaram ao presidente do Tribunal de Contas uma Moção de Agradecimento.
De acordo com o prefeito de Macaé, enquanto os servidores se qualificam quem ganha é o gestor, porque muitos erros são cometidos por desconhecimento. “Estamos agradecidos pela oportunidade que o TCE nos proporcionou”, ressaltou Riverton Mussi.
Para o presidente da Câmara Municipal de Macaé, Paulo Antunes, o presidente do Tribunal de Contas quebrou um tabu: “Os municípios não precisam mais ficar com os joelhos tremendo. O presidente Nolasco teve essa virtude, de trazer os cursos com a intenção de prevenir e não punir”, enalteceu Antunes, deixando registrado o pedido de uma nova programação do TCE em Macaé.
Por sua vez, a diretora-geral da ECG, Paula Alexandra Nazareth, comemorou não só o público recorde que compareceu à cerimônia, mas também a grande procura pelos cursos. Segundo informou, mais de 700 servidores fizeram a pré-inscrição para um total de 540 vagas. Para atender à demanda, a Escola abriu duas turmas do módulo de Gestão de Pessoal. “O ano de 2010 vem marcando o reconhecimento dos esforços do TCE e da ECG para levar a Educação a todo o estado”, festejou Paula.
Participaram também da solenidade os prefeitos dos municípios de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos de Lemos Machado, de Quissamã, Armando Cunha Carneiro da Silva, e de Conceição de Macabu, Lídia Mercedes Oliveira Soares. 
O Programa de Capacitação Regionalizado, implementado pelo presidente José Maurício Nolasco, em 2007, foi concebido para facilitar a participação dos servidores do interior do estado nos cursos promovidos pelo TCE. Com a iniciativa, os interessados frequentam as aulas em lugar próximo do trabalho e da residência, o que evita os deslocamentos para a capital e gera economia para órgãos e entidades jurisdicionados.
A programação oferecida em Macaé abrangeu os seguintes módulos: Orçamento Público: Execução Orçamentária; Licitações e Contratos Administrativos; Controle Interno; Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); Gestão de Pessoal; Prestação de Contas, Tomada de Contas, Tomada de Contas Especial; Treinamento SIGFIS – módulo Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); e Palestra: Economicidade em Licitações e Contratos Administrativos.
A primeira etapa de Cursos Regionais de 2010 começou pela Região Norte/Noroeste, com sede em Bom Jesus do Itabapoana. As aulas tiveram início no dia 24 de maio e a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão aconteceu no dia 30/7. A segunda etapa foi promovida em Nova Friburgo, Região Serrana, no período de 26/7 a 22/9. A última etapa está sediada em Piraí, Sul Fluminense, e termina no dia 1º de dezembro. 
Fonte e Foto: TCE / RJ


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.