Bijuterias de fibra de bananeira de Silva Jardim serão vendidas para a Europa

Bijuterias produzidas com fibra de bananeira por mulheres de Silva Jardim serão comercializadas na Europa e nos Estados Unidos. Elas fazem parte de um grupo de 1.580 mulheres inscritas, em todo o Estado do Rio, num curso oferecido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (Cedim), em parceria com a secretaria de Trabalho, Habitação e Promoção Social (Semthps).
De Silva Jardim, 45 mulheres se inscreveram. A única exigência foi saber fazer o desfibramento da bananeira. Segundo Selka Souza Gomes, instrutora do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), que participou da reunião sobre o curso, a procura foi muito grande e por esse motivo, as aulas acontecerão nos Cras de cada cidade.
Segundo ela, a produção estimada para a comercialização no exterior é de 25 mil peças. “E já estão vendidas”, afirma. Mas, somente, as peças com melhor acabamento serão aproveitadas para a venda. Então, o que vai diferenciar um trabalho do outro será o acabamento e criatividade. Aquelas que tiverem o trabalho aproveitado, de acordo com Selka, sairão do curso com um contrato garantido para comercializar suas peças.
Segundo Selka, a grande procura em todo o Estado surpreendeu os organizadores do curso. “Com isso eles tiveram que adiar a data de inicio das aulas, programado para o mês de setembro”, conta ela, lembrando que está aguardando a nova data para o inicio do curso.
Fonte: Ascom SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.