Moradores de Búzios fazem protesto contra transposição de efluentes

Moradores de Búzios e representantes da Câmara de Vereadores realizam nesta quarta-feira (5), a partir das 15h, um protesto na entrada da cidade contra a aprovação em regime de urgência da Lei Estadual de nº 2158/2013 que libera R$ 11,5 milhões para a transposição dos efluentes das estações de tratamento da Região dos Lagos - Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia - para o Rio Una, que deságua na Praia da Rasa, próximo à divisa de Búzios com Cabo Frio.
O protesto, que acontece no Dia Internacional do Meio Ambiente, destaca as consequências desastrosas da transposição para os recursos naturais do município. Os manifestantes lembram que Búzios vive praticamente do turismo, graças às suas belas praias.

"Não podemos, não devemos e não vamos permitir que nossa cidade  seja destruída pela incompetência técnica da Prolagos, que mal consegue dar conta do esgoto de nosso município, quanto mais de três municípios, que somam juntos mais de 400 mil habitantes, isso apenas na baixa temporada, pois no verão, este quantitativo, no mínimo, ultrapassa mais de 1 milhão e meio de pessoas a produzir esgoto ininterruptamente. A poluição do canal da marina está ai para quem quiser ver", diz manifesto distribuído pelos organizadores do protesto.
Os manifestantes destacam ainda que a situação do saneamento em Búzios é precária e que o cenário vai se agravar ainda mais com a transposição dos efluentes.
...
Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.