Igreja de Barra Mansa, RJ, pode se tornar Patrimônio Histórico e Cultural

Alerj aprovou projeto de lei que determina tombamento. Medida pode facilitar restauração do prédio, que fica no distrito de Amparo.

A Igreja Nossa Senhora do Amparo poderá ser tombada como patrimônio histórico e cultural. Um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) determina que o prédio, localizado no distrito de Amparo, em Barra Mansa (RJ), se torne Patrimônio Histórico Cultural.
Com autoria do deputado Gotardo Netto (PSB), o documento foi aprovado em 28 de maio 2013. Ele pode facilitar a captação de recursos para a preservação da igreja, que está em mau estado de conservação. Caso a lei entre em vigor, a destruição ou descaracterização arquitetônica também será proibida.

Com estilo neoclássico, a construção foi concluída em 1865, após uma iniciativa do então presidente da Província do Rio de Janeiro, Visconde do Rio Bonito. "É o retrato de esplendor de uma era, de uma fase da história que é justamente a fase do ciclo de café, onde surgiu os grandes barões de café da região", revelou o  historiador Ênio Sebastião.
Atualmente, as paredes e o teto do prédio estão infestados de cupins, por isso há ameaça de desabamento. Por isso, muitas imagens foram retiradas para não serem destruídas. O local foi interditado no início de 2011 após avaliação de uma arquiteta.
As celebrações passaram a ser realizadas em outra sacristia do distrito, mas a capacidade é menor e as missas tiveram que ser adaptadas. “Não cabe toda a comunidade. Em algumas celebrações mais festivas, ficam pessoas até mesmo da janela, do lado de fora, acompanhando o rito a ser celebrado", contou o padre Paulo Sérgio de Almeida.
O projeto de lei aprovado pela Alerj foi encaminhado ao governador Sérgio Cabral (PMDB), que tem 15 dias para sancionar ou vetar a proposta. Os fiéis estão na expectativa para a resposta do governador. "A gente vem tentando que ela se torne patrimônio estadual. Em 2008, ela se tornou patrimônio municipal de Barra Mansa e com o tombamento facilita um pouco mais para a captação de recursos", disse a secretária paroquial Edna Feitosa.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.