Policia Federal prende sete pessoas por pesca irregular em Macaé, RJ


Região está no período de defeso, onde é proibida pesca de certos animais. Lagostas e camarões apreendidos somavam 229 kg.

Na madrugada desta quarta-feira (22), a Policia Federal prendeu sete pessoas por pesca irregular de camarão e lagosta em Macaé, interior do estado do Rio de Janeiro. A operação mobilizou pelo menos 20 agentes federais, homens da Marinha e da secretaria de Meio Ambiente. As espécies estão em período de defeso, época do ano na qual se reproduzem e que, por lei, a pesca é proibida. Entre os presos está o vice-presidente da Associação Mista dos Pescadores, Maurício Oliveira. De acordo com a polícia, o barco dele trazia 109 kg de crustáceos.
As lagostas e os camarões apreendidos, que somavam 229 kg, no mercado do peixe estavam em duas embarcações. O período de defeso na região, estabelecido pelo Ibama, começou no dia primeiro de março.

Depois de receber denúncias anonimas, a Polícia Federal infiltrou agentes no Mercado do Peixe da cidade. Durante uma semana, eles monitoraram o comércio ilegal do camarão e nesta quarta-feira (22) a ação prendeu os infratores em flagrante.
Todos os presos foram levados para a sede da Polícia Federal em Macaé, onde serão ouvidos. Eles vão responder por crime ambiental e, se ficar comprovado que recebiam o dinheiro do auxilio-defeso, também vão responder por estelionato. O vice-presidente da Associação Mista dos Pescadores reconhece que sabia do defeso e do crime por descumprir o período de reprodução das espécies. Maurício Oliveira se defende afirmando que o dinheiro do auxilio estava atrasado.
A prefeitura explica que 350 pescadores recebem regularmente o valor do seguro e que pagamentos atrasados podem indicar pendências no cadastro. O período do defeso de camarões e lagostas vai até o dia 31 de maio.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.