Museu de Araruama, RJ, está fechado por problemas estruturais


Cupins e infiltrações estão acabando com paredes, rodapés e acabamentos. Peças do século XIX estão guardadas em depósito; tetos estão desgastados.

Cultura, história e conhecimento estão trancados há meses no Museu Aequeológico de Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Criado no século XIX, o museu fica localizado as margens da rodovia RJ-124, a Via Lagos, na altura do km 25. Com o passar dos anos, sem a manutenção devida, o local que também é conhecido como Fazenda Aurora foi tomado por cupins, tetos desgastados e infiltrações.

São quatro prédios que guardam a história de escravos, indígenas
e senhores de engenho. Atualmente no local onde as escravas ficavam, um depósito. Segundo o diretor de patrimônio do município, Moacir Gomes, o museu está fechado desde o ano passado. As peças e objetos que antes ficavam no local foram transferidas para outros museus do estado do RJ e para a casa de cultura de Araruama. Ainda segundo Moacir Gomes, a fazenda era local onde se comercializava escravos, alguns participaram da Guerra do Paraguai.

Toda a construção é composta pela casa principal, duas senzalas e um anexo onde funcionava uma cozinha. A prefeitura tentar firmar um convênio com o Laboratório de Arqueologia Brasileiro para continuar os trabalhos de recuperação do local. Uma proposta já foi enviada, ela estaria em análise pelo laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.