Moradores reclamam da falta de médicos em Natividade


Falta de médicos seria motivada por baixos salários. Problema é maior em comunidades rurais.

Quem precisa dos serviços do Programa Saúda da Família, em Natividade, Noroeste do Rio, reclama da falta de profissionais para o atendimento. O problema é mais grave nas comunidades rurais.

Em várias localidades postos de saúde funcionam com baixo número de profissionais. O motivo, segundo o  presidente do Sindicato dos Servidores, seria o valor baixo dos salários. Um técnico de saúde bucal, por exemplo, precisa trabalhar 40 horas por semana para ganhar R$ 650 por mês, valor equivalente a menos de um salário mínimo.
Há dois meses, cerca de 60 profissionais de Saúde que trabalhavam por contrato temporário nos PSFS foram demitidos. Em seguida, o município convocou mais de 200 candidatos aprovados em um processo seletivo realizado em 2012. A maioria dos convocados não aceitou as vagas por causa das condições de trabalho.
A direção do Consórcio para Desenvolvimento da Saúde no município informou que  fez um pedido ao Ministério Público para que sejam realizados contratos temporários, com o objetivo de suprir as vagas que não foram ocupadas, principalmente de médicos, dentistas e técnicos em saúde bucal, que ficariam nos cargos até que um novo processo seletivo seja realizado. O Ministério Público ainda não se manifestou sobre o assunto.
Nesta quarta-feira (8), a nova Secretária de Saúde de Natividade assumiu o cargo. É a terceira pessoa a ocupar a pasta este ano. O secretário anterior deixou o cargo na semana passada, alegando problemas pessoais.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.