Empresa suspende contrato com a OSX em São João da Barra


Empresa Acciona, que atua no Porto do Açu, teria 1.600 trabalhadores. Trabalhadores foram impedidos de entrar no porto.

A empresa Acciona, que presta serviços para o Super Porto do Açu, do empresário Eike Batista, suspendeu o contrato e paralisou os trabalhos no porto na manhã desta terça-feira (7). A informação é da própria empresa e foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Norte e Noroeste Fluminense. Segundo funcionários que não quiseram se identificar, ao chegarem ao porto, em São João da Barra, no Norte Fluminense, os trabalhadores da Acciona foram impedidos de entrar por seguranças.

“A empresa avisou a gente pelo comunicado hoje de manhã. Eu estava indo pegar o ônibus e um carro da Acciona entregou esse comunicado. A gente já tá mandando currículo para outras empresas, até porque já haviam boatos que a Acciona ia sair do porto. Quem foi trabalhar hoje já não conseguiu entrar”, informou um servente de obras que trabalha para a Acciona, mas não quis ser identificado na matéria.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, José Carlos da Silva Eulálio, a empresa Acciona oficializou a paralisação com o sindicato na última segunda-feira (6). No total, 1.600 trabalhadores vão parar com os trabalhos no porto e ficar em 'stand by' em casa até que haja solução, segundo o sindicato.
“A OSX está saindo no estaleiro e todas as empresas terceirizadas vão ter que parar os trabalhos até que outra assuma a obra. Como a Acciona é terceirizada da OSX, teve que parar as atividades também. A empresa resolveu manter os 1.600 trabalhadores recebendo os salários em casa e à disposição. Temos 220 trabalhadores de outros estados que não vão continuar. Desse número, 203 pediram demissão. Amanhã vamos resolver a situação dos outros e o transporte desses trabalhadores de volta para suas cidades. A expectativa é que a situação seja resolvida em até 30 dias”, disse o presidente do sindicato.
Em nota, a Acciona informou que suspendeu o contrato com a OSX para minimizar os impactos sobre seus empregados e fornecedores.
“Na data de ontem (6), a Acciona se viu na obrigação de comunicar a suspensão temporária do contrato de prestação de serviços firmado com a OSX Construção Naval SA, em consequência da redução substancial do escopo da obra, conforme comunicado pelo cliente. A Acciona adotou essa medida de forma cautelar e provisória, com o objetivo de minimizar os impactos sobre seus empregados e fornecedores. Esta situação deverá às partes, dentro do marco contratual que os une e do princípio de boa fé, definir uma forma de continuidade do projeto”, diz a nota da empresa.
A OSX foi procurada pelo G1 e informou que irá se pronunciar sobre o assunto na tarde desta terça-feira.
Assembleia - A empresa convocou todos os trabalhadores para uma assembleia na próxima quinta-feira (8) em Campos dos Goytacazes, na Rua dos Goytacazes, número 331, das 8h até às 12h, no estádio do time Goytacaz. Os funcionários devem levar crachá e identidade para receber um boletim de assistência.
Abaixo, o comunicado da Acciona:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.