Barreiras são retiradas e óleo volta a aparecer em rios de Resende, RJ


Boias de contenção foram recolocadas durante a tarde. Órgãos responsáveis foram comunicados, diz secretário de meio ambiente.

A mancha de óleo diesel voltou a aparecer nos rios Paraíba do Sul e Sesmaria, em Resende (RJ), nesta quinta-feira (23), depois que as boias de contenção foram retiradas.
Assim que o problema foi detectado, funcionários da Agência do Meio Ambiente do Resende foram ao terminal da Petrobras Transporte (Transpetro) em São José do Barreiro, no interior de São Paulo. Foi de lá que vazaram 49 mil litros de óleo diesel no dia 5 de maio.
“Tá continuando o vazamento e eles retiraram as barreiras sem o nosso conhecimento. No nosso entendimento uma operação equivocada. Nós já contatamos a empresa necessária, a engenheira responsável pela área ambiental da Transpetro, que se comprometeu, em caráter de urgência, recolocar todas as barragens e tomar as providências”, explicou o secretário de meio ambiente Wilson Moura.

No início da tarde, equipes da Transpetro recolocaram as boias em diferentes pontos. O trabalho começou por um dos locais mais críticos: o encontro dos rios Sesmaria e Paraíba do Sul.
“Nós já comunicamos aos órgãos responsáveis, ao Inea e vamos comunicar todos os municípios vizinhos de Resende para que possam avaliar essa situação e verificar caso a caso se é o caso realmente de paralisar a captação da água”, disse Wilson.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.