Aumenta número de prisões por tráfico de drogas em Campos, RJ


Quantidade de prisões cresceu 90% em relação ao ano passado. Traficantes intimidam população com pichações em muros.

A quantidade de pessoas presas por tráfico de drogas em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, quase dobrou em relação ao ano passado. De acordo com os dados da Polícia Militar, de janeiro à abril de 2012, foram 187 prisões, e no mesmo período de 2013, foram 364, um aumento de 90%.
Estes números poderiam ser um alívio para os moradores da maior cidade do interior do Rio, porém, segundo especialistas, o aumento das prisões podem ser reflexo do crescimento do número de traficantes na região. Ou seja, quanto mais pessoas estiverem envolvida com o crime, mais serão presas.

Para o sociólogo Nelson Crespo, a maior preocupação do poder público deve ser o envolvimento dos jovens com o tráfico. “É preciso desenvolver políticas públicas para os jovens. Eles estão entrando cada vez mais cedo para o tráfico de drogas e muitas vezes por falta de oportunidades”, afirmou o sociólogo.
O domínio dos traficantes é demonstrado através de pichações que intimidam a população da comunidade da Baleeira e do Parque Esplanada. Até mesmo no muro de um antigo posto da Polícia Militar tem ameaças de traficantes. Pedras grandes e eletrodomésticos velhos servem como barricadas para dificultar o acesso à comunidade da Baleeira.

Embora o número de prisões tenha aumentado, a quantidade de drogas apreendidas diminuiu. A maconha caiu de 45 kg para 35 kg apreendidos, enquanto a cocaína desceu de 49 kg para 29 kg e o crack, de 8 kg para quase 4,8 kg. A PM acredita que a quantidade de drogas encontradas diminuiu porque não está conseguindo capturar os maiores traficantes. “Está difícil chegar a quem vende as drogas por atacado” afirmou o Capitão Márcio Rosa.
O capitão informou, ainda, que não há um estudo sobre um novo posto da polícia na comunidade da Baleeira e que as apreensões no local aumentaram depois que o posto foi desativado há dois anos.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.