Alunos de escolas públicas de Areal reclamam da qualidade da merenda


Pais temem que o rendimento escolar das crianças seja prejudicado. Muitos só comem na escola, por isso tem que ser um prato completo.

Por lei, as escolas públicas do Brasil são obrigadas a fornecer, gratuitamente, a merenda escolar aos alunos. Elas recebem verba federal para isso, para que a refeição seja completa, composta com arroz, feijão, carne e complemento. Mas, no município de Areal, na Região Serrana do Rio de Janeiro, a situação não está acontecendo dessa maneira. Estudantes e pais se queixam da qualidade do alimento fornecido pela rede municipal de ensino.

Thaylison, de 11 anos, aluno da rede, diz que muitas vezes é oferecido somente achocolatado e bolacha, por isso desistiu de comer na escola. E não é só Thaylison que reclama, os três filhos da auxiliar de almoxarifado,Talita Raposo, há três semanas reclamam da merenda. Ela está preocupada com a qualidade da alimentação que é servida para os filhos. Mães e avós de alunos querem que a merenda melhore, para que o rendimento escolar das crianças não seja prejudicado.
A diretora da Escola Municipal Augusto César da Costa, Gisele Aparecida Neves, no bairro Amazonas, atendeu a equipe de jornalismo da Inter TV. Ela recebe, semanalmente, os mantimentos da merenda e diz que não falta comida, mas há pouca variedade de alimentos. A nutricionista Fernanda Mayrinck diz que muitos alunos só comem na escola e, por isso, a merenda tem que ser um prato completo.
Os municípios recebem mensalmente recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar. A verba é separada, para a creche, a pré-escola, o ensino fundamental e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), e Areal, recebe todo esse recurso. No mês de abril, a prefeitura de Areal recebeu R$ 15.442. Só para a merenda do ensino fundamental, o governo federal repassou R$ 9.276.
O assessor da prefeitura, Otoniel Oliveira, diz que os recursos estão chegando, que não falta dinheiro para a merenda, mas faltam fornecedores. Eles não teriam se apresentado para as licitações porque a prefeitura estaria devendo pagamentos de 2012. Otoniel garantiu que o problema já foi resolvido e que a merenda vai melhorar a partir do dia 13 de maio.
O ex-prefeito de Areal, Laerte Calil, negou que a secretaria de Educação tenha deixado dívidas com os fornecedores de merenda escolar e disse que as contas eram pagas em dia.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.