Vacinação contra gripe começa segunda-feira em Nova Friburgo


O município vai receber 36 mil doses da vacina.
Mais de 30 mil pessoas do grupo de risco devem ser imunizadas.

A campanha nacional de vacinação contra o vírus da gripe começa nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26 deste mês. No sábado (20), acontece o “Dia D”, voltado para as pessoas que têm dificuldade de levar idosos e crianças para serem imunizados. Em Nova Friburgo, RJ, todas as unidades de saúde atenderão no sábado, entre elas, Olaria, Conselheiro Paulino, São Geraldo, Cordoeira e Suspiro. Além disso, seis unidade de Saúde da Família realizarão atendimento.
De acordo com Luzia Forny, coordenadora de imunização do município, no ano passado foram imunizadas 3.712 crianças, 3.429 trabalhadores de saúde, 1.174 gestantes e 22.052 idosos, totalizando 30.141 doses.

“Este ano nós vamos receber 36 mil doses da vacina e a expectativa é que o número de imunizados aumente”, destacou Luzia, lembrando que mulheres puérperas (45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas com indicação médica foram incluídos no grupo de risco.
Quem deve se vacinar?
Além das mulheres puérperas, e dos portadores de doenças crônicas, principalmente os idosos com mais de 60 anos, crianças a partir de seis meses a menores de dois anos e gestantes em qualquer período devem se vacinar. A influenza (gripe) é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de interesse para a saúde pública no Brasil, podendo apresentar complicações graves e levar ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco .
Os sintomas são semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias, e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores com congestão nasal, coriza, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dores musculares e dor de cabeça.
A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente mais graves, evoluindo para um quadro de pneumonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.