Termômetros do Rio marcam 9,6º C e registram madrugada mais fria do ano

Há previsão de rajadas de ventos de 70 km/h no litoral fluminense

A onda de frio mais intensa do ano chegou ao Brasil neste fim de semana e provocou recordes no Sul e no Sudeste do país na madrugada de domingo para segunda-feira (6), registrando o dia mais frio do ano nas capitais fluminense e paulista. 


No Rio de Janeiro, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou a temperatura mais baixa do ano na estação da Vila Militar com 9,6°C. O recorde anterior da estação era de 13,6°C. Na cidade, o menor valor foi 12,8°C, registrado ontem no Alto da Boa Vista. Já a máxima mais baixa foi anotada no dia 28 de maio com 21,9°C.

No Estado do Rio de Janeiro, essa madrugada foi a mais fria do ano em Resende, Sul Fluminense, com mínima de 7,9°C, em Cambuci (Noroeste Fluminense) com 9,3°C e em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, com 11,6°C.

Em São Paulo, a mínima foi de 9,2°C registrada pelos termômetros do Mirante de Santana, na zona norte da cidade. Antes disso, o recorde do ano era de 9,6°C do dia 29 de maio. Já a temperatura máxima mais baixa foi verificada ontem, com apenas 16,7°C.

Já no Estado de São Paulo, os recordes de frio de 2011 também foram registrados em São Luís do Paraitinga com 2,3°C, em Piracicaba com 4,8°C, em Ibitinga com 6,2°C e em Pradópolis com 6,7°C.

Ainda no Sudeste, a cidade de Monte Verde, localizada na Serra da Mantiqueira, registrou mínima de apenas -3°C, a menor do país nesta segunda-feira, e recorde do ano no local. Além de Monte Verde, os termômetros também ficaram abaixo de zero em Campos do Jordão, cidade que também fica na Serra da Mantiqueira, mas do lado paulista, com mínima de -0,3°C.

Minas Gerais foi o Estado com o maior número de municípios que registraram recordes de temperaturas mínimas – pelo menos 13 – e a temperatura chegou a 0,1°C em Maria da Fé; 0,3°C em Caldas; 2,9°C em Passa Quatro; 5,3°C em São João del Rei; 6,1°C em Formiga e 6,5°C em Barbacena e em Viçosa.

De acordo com os meteorologistas da Somar, o tempo fica seco e ensolarado no decorrer desta segunda-feira e depois da madrugada mais fria do ano, espera-se uma sensação térmica agradável à tarde.

O tempo volta a mudar amanhã com a chegada de uma frente fria, que promete causar chuva generalizada sobre São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro e sul e oeste de Minas Gerais. Além disso, há previsão de ventos intensos, com rajadas de mais 100km/h no sul paulista e de 70km/h no sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Após a passagem dessa frente fria, a temperatura mínima volta a cair em São Paulo e no Rio de Janeiro, permanecendo baixa até pelo menos o dia 11 de junho. Posteriormente, por volta dos dias 13 e 21 de junho, a temperatura máxima promete subir nas duas cidades.
Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.