Vereadores aprovam instalação da Faetec em Silva Jardim

Os vereadores de Silva Jardim aprovaram, na última quarta-feira, a cessão para o Governo do Estado do prédio onde funcionou o antigo Centro Educacional Profissionalizante Professor José de Souza Herdy, na esquina da Rua Padre Antônio Pinto com Sansão Pedro Davi, no Centro da cidade. No local será instalada uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec).


De acordo com o professor e vereador Antônio Rufino a escola técnica chega na hora certa, quando os moradores de Silva Jardim mais precisam de capacitação para entrarem no mercado de trabalho. “A educação em Silva Jardim já teve grandes perdas. Em 1985 perdemos o Cenecista Antônio da Silva Jardim, alguns anos mais tarde o Professor Herdy. E em 2011, ganhamos a Faetec”, observou Rufino.

Em seu discurso, Selmo Corrêa ressaltou a legalidade do projeto de lei, que pede a cessão do prédio pelos próximos 20 anos ao governo do estado. “Vamos aprovar por unanimidade a cessão deste imóvel pela necessidade que temos por um Centro Tecnológico. Dessa vez, a prefeitura acertou e mostrou transparência em seus atos”, falou.

De acordo com o presidente da Casa, Flávio de Dezinho, a instalação de uma escola técnica na cidade é um anseio desde o início do governo, que vê a educação como um grande desafio a ser encarado e vencido. “Ainda temos muitos problemas na área da educação, mas o governo está investindo, pois acreditamos que a educação é a base de tudo”, falou Flávio, ressaltando a necessidade de preparar os jovens para o forte mercado de trabalho que começa a surgir com o Complexo Petroquímico de Itaboraí.

Na semana anterior, técnicos da Faetec estiveram no município para vistoriar o prédio do antigo Herdy. Na ocasião, o prefeito Marcello Zelão e o vice Fernando Augusto discutiram com a Supervisora Educacional, Maria Eugênia de Sena, alguns cursos que poderiam ser implantados, voltados para a demanda que surge com o Comperj. Zelão chegou a sugerir a realização de cursos para a mão de obra feminina, já que, segundo o prefeito, esse público compõe a maioria dos desempregados da cidade. “E percebemos que as mulheres hoje querem se preparar para este mercado de trabalho”, ressaltou Zelão, completando que a escola técnica deve ser inaugurada ainda este ano.

...
Site Oficial PMSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.