Morre segunda vítima de dengue em Volta Redonda

Érica Nobre Carneiro, de 23 anos, morreu na noite de sábado no Hospital Santa Margarida

Dengue: Érica Nobre Carneiro, de 23 anos, morreu na noite de sábado no Hospital Santa Margarida
  Volta Redonda
Foi registrada neste final de semana a segunda morte em decorrência de dengue hemorrágica no município. Érica Nobre Carneiro, de 23 anos, morreu às 19h40 da noite de sábado no Hospital Santa Margarida. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a causa da morte foi insuficiência respiratória, broncopneumonia e dengue hemorrágica. A vítima trabalhava como gerente de loja, era solteira, não tinha filhos e morava no bairro Volta Grande II. O corpo da vítima foi sepultado ontem no Cemitério Portal da Saudade. Érica é a quinta vítima da dengue na região: além dela e de outro paciente de Volta Redonda, morreram duas pessoas em Barra Mansa e uma em Angra dos Reis por causa da mesma doença.
De acordo com a mãe da vítima, Therezinha das Graças Nobre Carneiro, Érica começou a sentir os primeiros sintomas no dia 5 de maio, quando procurou atendimento no Hospital São João Batista. Érica estaria com dor de cabeça, dor no corpo e manchas na pele. Therezinha informou que o diagnóstico feito no hospital foi de infecção urinária e que teriam sido receitados antibióticos para a filha, que retornou para casa.

No dia seguinte, a vítima teria piorado e procurou atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Érica foi orientada a continuar tomando os antibióticos e para aliviar os sintomas foi medicada com analgésicos. Porém foi constatado que ela poderia estar com dengue. Por isso, no mesmo dia, foi realizado na UPA um exame de sangue para medir as plaquetas da jovem. Ela foi liberada e orientada a retornar a unidade de saúde todos os dias, para fazer o acompanhamento através de exame de sangue. Segundo a mãe de Érica, a cada dia os resultados dos exames constatavam que as plaquetas estavam diminuindo.
No dia 9 de maio, quinto dia que a jovem estava realizando os exames, a medição das plaquetas chegou a um nível muito baixo e ela foi encaminhada  para internação no Hospital Santa Margarida. A família informou que no dia seguinte, Érica começou a ter hemorragia e foi transferida para o CTI (Centro de Terapia Intensiva). A jovem chegou a ficar em estado de coma induzido, recebeu transfusão de sangue e precisou da ajuda de aparelhos para respirar, até o sua morte.
- Desde o primeiro atendimento minha filha já estava com os sintomas da dengue. Se ela tivesse sido tratada da forma correta desde o início acho que isso não teria acontecido - declarou Therezinha.
Um tio da vítima, Francisco de Assis Nobre, também se queixou do atendimento médico que a sobrinha recebeu.
- A prefeitura faz várias ações para combater à dengue na cidade. Mas nada disso adianta se quando uma pessoa fica doente, os hospitais não estão preparados para atender da forma correta. Os médicos precisam ser orientados melhor para que isso não aconteça com outras pessoas - falou.
Débora R. Anibolete


Prefeitura confirma infecção urinária
Em nota, a prefeitura de Volta Redonda lamentou o falecimento da jovem e informou que Érica foi atendida no Hospital São João Batista (HSJB)em janeiro, quando foi constatado um problema nas vias urinárias.
Na época a paciente foi medicada e liberada.  No dia 5 de maio, Érica teria dado entrada novamente no HSJB, quando foi avaliada pelos médicos, sendo constatado um problema nas vias urinárias. A paciente foi medicada e liberada. A nota informou ainda que ao comparecer a UPA no dia 6 de maio, foi levantada a hipótese de suspeita de dengue, sendo a paciente submetida a exames e orientada a retornar diariamente à unidade.
A nota informou ainda que em todos os momentos em que a vítima procurou o atendimento nas unidades de rede municipal de saúde, a paciente foi prontamente atendida. A prefeitura ressaltou que se coloca à disposição da família de Érica para qualquer esclarecimento sobre seus atendimentos médicos.

Cidade tem dois casos de dengue hemorrágica
A secretária municipal de saúde, Suely Pinto,informou em entrevista realizada na manhã de ontem que não há registro de novos casos de dengue hemorrágica no município e que o número de casos confirmados da forma clássica da doença permanece em 426, conforme informado pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) na última sexta-feira, quando foi declarada a epidemia da doença em Volta Redonda.
Na semana passada, o município registrou o primeiro óbito em decorrência de complicações da dengue. João Domingos da Cruz, o "João Bolinha", de 56 anos, morreu no dia 16, no Hospital São João Batista.
Ainda há duas pessoas com dengue hemorrágica internadas no município. Uma delas é uma criança de 11 anos, que está no hospital Munir Rafful, no Retiro e seu quadro de saúde é estável. O outro caso é de uma mulher internada no Hinja. A paciente chegou a ficar no CTI, mas já foi transferida para a enfermaria.

Postos de saúde abrem no sábado para atender vítimas da dengue
Cinco unidades de saúde do município funcionaram no sábado das 8h às 17h para atender exclusivamente as pessoas que estivessem com sintomas da dengue. As unidades, que foram chamadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de polos de hidratação funcionaram nos bairros Retiro, Siderlândia, Volta Grande, São Lucas e São Geraldo e ficaram abertas das 8h às 17h.
Cada unidade foi equipada com cadeiras especiais para hidratação com soro e material para realização de um teste rápido para verificar se o paciente está com dengue. Além disso, as equipes fizeram a retirada de uma amostra de sangue dos pacientes para que fosse levado a uma unidade hospitalar, onde foi realizado um teste mais minucioso. Esse trabalho de levar a amostra de sangue para ser analisada foi feito por oficiais da Guarda Municipal (GM), que estão fizeram um trabalho de apoio nas unidades de saúde.
- Montamos essas unidades de hidratação para assegurar um atendimento mais ágil e de mais qualidade para as pessoas que estejam com sintomas da dengue e evitar que fiquem esperando por atendimento nos hospitais - declarou Suely Pinto.
De acordo com a secretária, foram registrados poucos atendimentos nas cinco unidades que funcionaram no sábado.
...
Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.