Nova Friburgo tem 26 casos de leptospirose confirmados

Vinte e seis casos de leptospirose foram confirmados em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, após as chuvas que atingiram a região. O dado foi divulgado nesta quinta-feira pela Fundação Municipal de Saúde por meio da Divisão de Epidemiologia do município. Além disso, outras 86 notificações estão aguardando confirmação laboratorial. 

Nova Friburgo foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas que provocaram deslizamentos de terra na região serrana. Na cidade, mais de 400 pessoas morreram.

A leptospirose é doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina do rato. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes, e qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar.

Sintomas 

Para evitar uma epidemia, a Sesdec (Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil) recomenda que moradores que tiveram suas residências tomadas pelas águas da enchente devem lavar e desinfetar o chão, paredes, os objetos caseiros e as roupas atingidas, com uma mistura de água sanitária e água (quatro xícaras de café de água sanitária para cada 20 litros de água). 

Depois, tudo deve ser enxaguado com água limpa. Já o alimento que teve contato com a água contaminada deve ser jogado fora, pois pode transmitir doenças. A caixa d’água também deve ser limpa e desinfetada.

As pessoas que tiverem febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente na batata-da-perna, devem procurar um atendimento médico. Os primeiros sintomas podem aparecer até 30 dias depois do contato com a enchente.

___
E-Band
Foto: Wilson Dias/ ABr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.