Nova Friburgo suspende cobrança de IPTU de imóveis afetados


Nova Friburgo foi a cidade mais afetada pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro
Os donos de imóveis interditados pela Defesa Civil de Nova Friburgo, na região serrana fluminense, temporariamente não precisarão pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do exercício 2011. O decreto assinado na quarta-feira pelo prefeito em exercício, Demerval Barboza Moreira Neto, suspendeu a cobrança do imposto para quem comprovar a interdição.
A medida foi adotada em função da destruição de centenas de casas na cidade no temporal que aconteceu na madrugada do último dia 12, obrigando a prefeitura de Nova Friburgo a declarar estado de calamidade pública. Na cidade, mais de 420 pessoas morreram na tragédia.

De acordo com o decreto, a Secretaria Municipal de Fazenda só voltará a cobrar o IPTU dos imóveis localizados nas áreas atingidas após uma avaliação - quando necessário -, tendo como base um laudo elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.
Segundo o último balanço divulgado pela Polícia Civil, 872 pessoas morreram na região serrana em função da chuva. Além de Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim registraram mortes.
Chuvas na região serrana
As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

___
Terra
Foto: Ivaldo Anastácio/Futura Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.