Tony Bellotto participa da Bienal do Livro de Campos

Guitarrista dos Titãs também é escritor e apresentador

A Bienal do Livro recebe nesta quarta-feira (dia 10 de novembro), o músico e escritor Tony Bellotto, que participa de uma mesa-redonda sobre o tema “Viajando na Língua Portuguesa”, ao lado da professora Edinalda Almeida, que é coordenadora da Pós-graduação em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, do Instituto Federal Fluminense (IFF). O encontro será no Botequim Literário, às 20h, sendo mediado por Cecília Costa. 

– De minha parte, o público pode esperar mesmo que a proposta da viagem seja cumprida, porque pretendo fazer uma abordagem que contemple um breve histórico sobre a miscigenação linguística que somos/temos, a partir também de nossa identidade étnica. Certamente, haverá um momento em que a nova ortografia entrará em pauta,  além da importância do uso da língua no processo de comunicação verbal e não verbal – destaca Edinalda. 

Tony Bellotto é compositor, guitarrista da banda Titãs, escritor e apresentador do "Afinando a Língua", no canal Futura. Decidiu ser guitarrista de rock depois que leu uma reportagem sobre Jimi Hendrix, em 1970, na revista "Manchete". Embora já ouvisse a Jovem Guarda e tivesse fascinação por "Yellow Submarine" (Beatles), só mergulhou no rock em 1975, quando viajou para os Estados Unidos. De volta ao Brasil, começou a percorrer faculdades e bares com voz e violão, mostrando composições próprias e abrindo shows de nomes já badalados na MPB. 

O artista sempre teve paixão pela literatura, em especial, os romances policiais. Em 95, lançou seu primeiro livro, "Bellini e a Esfinge" (adaptado recentemente para o cinema). Em 97, o personagem reapareceu em "Bellini e o Demônio". Em 2001, lançou o romance policial "BR 163 – Duas Histórias na Estrada" e, para o público juvenil, "O livro do guitarrista", com dicas, discografia e curiosidades sobre a história do rock. 

Confira a programação completa da Bienal clicando no link abaixo:

...
Fonte: NF 10
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.