São João da Barra articula para ser mais que marca de bebida

A primeira pessoa a ser informada sobre o novo endereço do estaleiro foi o secretário de Planejamento de São João da Barra, Victor Aquino. Antes das 20h de terça, ele recebeu uma ligação no celular, na capital fluminense.

– Pode confirmar para a prefeita que o estaleiro vai para a cidade de vocês – teria dito o presidente da OSX, Luiz Eduardo Carneiro.

Arquiteto e bisneto do empreendedor que fundou a principal fábrica da cidade, do conhecido conhaque de alcatrão, Aquino deixou o Rio há três anos para projetar uma nova cidade – São João da Barra pode chegar a 250 mil habitantes em 15 anos graças aos investimentos do Grupo EBX. Foi ele quem comunicou as boas novas à prefeitura.

Os rumores de que o estaleiro poderia ir para São João da Barra tornaram-se mais fortes em meados de agosto. Naquele momento, executivos da OSX comentaram com a prefeita e o secretário de Planejamento sobre o plano B da empresa. Foi aí que Aquino começou a mexer os pauzinhos para sanar aquela que parecia ser a única desvantagem da cidade em relação à Biguaçu: mão de obra especializada.

– A Secretaria de Educação passou a procurar outras instituições para formarmos soldadores e eletricistas – revelou ele

Enquanto isso, alunos que fizeram os cursos técnicos do Senai em Biguaçu, patrocinados pela OSX, ouviam conversas preocupantes.

– O pessoal da OSX com quem a gente conversava dizia que o estaleiro poderia não vir para cá por uma questão de licença ambiental, e não porque o Rio fosse melhor. Eles achavam Biguaçu um local mais favorável por causa da mão de obra qualificada – lembra Anderson Rodrigues de Faria, que se formou eletricista instalador residencial.
...
Fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.