Região Serrana: Chuvas voltam com força e vários municípios estão debaixo d'água

Cantagalo, Carmo e São Pedro da Serra (distrito de Nova Friburgo) foram os mais atingidos.
As chuvas continuam castigando o interior do estado do Rio, em especial as cidades da região serrana. Os municípios de Cantagalo, Sumidouro, Carmo e São Pedro da Serra (distrito de Nova Friburgo) foram os mais atingidos. Durante a madrugada desta sexta-feira (26), choveu 40mm em Cantagalo. Segundo a Defesa Civil, alguns boeiros entupiram, mas nenhuma casa foi alagada. A única ocorrência registrada na cidade foi a de uma casa, interditada pela Defesa Civil, que teve desabamento parcial. Os moradores foram retirados antes do desabamento e ninguém se feriu.

Em Sumidouro, o rio Paquequer transbordou e causou mais uma enchente na localidade. Cerca de 30 famílias estão desabrigadas.

No município de Carmo, a água chegou a mais de dois metros acima do leito do rio Paquequer, segundo a Defesa Civil. Os bairros mais atingidos foram Barra de São Francisco e Influência.

Em Barra de São Francisco, cerca de 200 casas foram invadidas pela água. Os moradores ficaram alojados na casa de parentes e amigos. Já no bairro Influência, 20 casas ficaram alagadas.

Os moradores dos dois bairros foram avisados da chuva pela Defesa Civil e eles tiveram tempo para retirar seus pertences de casa e procurarem um abrigo. Na manhã desta sexta-feira (26) a situação já está se normalizando e os moradores começam a retornar as casas.

Já em São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, uma cabeça d`água alagou seis residências. Segundo moradores, a água passou de 1,5m nas casas e todos perderam tudo.

Em Duas Barras, o rio Baú transbordou e deixou duas casas alagadas. Segundo a Defesa Civil, ainda não existe um balanço das chuvas da noite desta quinta-feira (25), apenas que tiveram algumas ocorrências em diversos pontos da cidade, mas nada grave. Equipes da prefeitura já fazem a limpeza das ruas.

Já segundo a Defesa Civil de Teresópolis, os moradores que ficaram desabrigados no bairro Canoas já voltaram para casa. Após a cabeça d´água que atingiu o rio Varginha, na última terça-feira (23), dezoito famílias ficaram desabrigadas, sendo 23 crianças e 43 adultos. Durante 2 horas e meia choveu o dobro do esperado para o mês inteiro: cerca de 80mm.

Todas as casas atingidas pelo alagamento foram vistoriadas pela Defesa Civil e liberadas. Nesta quinta-feira (25) não foi registrada chuva forte e nesta sexta-feira (26) também não. O nível de água do rio Varginha já diminuiu e equipes da prefeitura fizeram a limpeza do local para evitar novas enchentes.

Nesta quinta-feira (25) à noite, uma árvore impediu o trânsito na estrada principal de Macuco. Uma equipe da Defesa Civil está em alerta 24 horas, porque o rio Macuco está bastante cheio. 
...
Fonte e fotos: In 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.