Quissamã pode ter uma nova usina de cana-de-açúcar

Grupo Cana Brava pretendem instalar unidade na localidade de Cerejeiras

Nesta quinta-feira, dia 11, às 18h, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea – órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente) vai promover uma audiência pública, no auditório do prefeitura Municipal de Quissamã, para concessão de licença ambiental para instalação de uma usina do Grupo Cana Brava, na localidade de Cerejeiras.


O objetivo do Grupo Cana Brava é retomar a produção de cana-de-açúcar em Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabu a partir de uma demanda da  Cooperativa Mista de Produtores Rurais de Quissamã através da assinatura de um acordo de cooperação com a própria Cana Brava.
A nova usina prevê produzir cerca de 1 milhão e meio de toneladas de cana, 120 milhões de litros de etanol por safra e 44 MW (Mega Watt) de energia a partir do bagaço de cana, sendo 14 MW para consumo próprio e 30 MW para comercialização.



Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quissamã, Haroldo Cunha Carneiro da Silva, a capacidade de processamento da usina será referente ao que produziam as três cidades no final da década de 80 (sendo que Quissamã produzia aproximadamente 600 mil toneladas e Carapebus e Conceição de Macabu 400 mil toneladas, respectivamente).



“Nossa principal atuação nesta audiência é apoiar a instalação desse novo empreendimento por entender que a produção de cana-de-açúcar é uma vocação natural do município e por estarmos buscando formas de criar oportunidades de empregos a dezenas de trabalhadores que ficaram desemparados com o fechamento da antiga usina em 2002”, ressaltou Haroldo, explicando que a participação da população na audiência é de fundamental importância para discussão das questões sobre esta nova perspectiva de mercado.



Após a audiência, o Inea tem trinta dias para dar seu parecer sobre o licenciamento e até abril de 2011 a usina deverá estar iniciando o processo de instalação. Recentemente o Grupo Cana Brava implementou com sucesso um projeto semelhante na cidade de Campos dos Goytacazes.

...
Foto e Fonte: NF 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.