População não consegue fazer doações de sangue em Nova Friburgo

Centrífuga usada na coleta de sangue está quebrada

Quem procura o hemocentro de Nova Friburgo volta pra casa sem fazer a doação por que a centrífuga - aparelho responsável pela separação dos componentes do sangue - está quebrado. Para tentar resolver o problema, o município fez uma parceria provisória com a prefeitura de Teresópolis, mas a médica responsável pelo o hemocentro da cidade pediu demissão. Sendo assim, o trabalho também foi interrompido.

O hemocentro de Nova Friburgo atende a 14 municípios das Regiões Serrana e Noroeste do estado. Com a paralisação das atividades, a Secretaria de Saúde já anunciou a suspensão das cirurgias eletivas (que precisam de reserva de sangue).

Segundo o município, as operações cardíacas que chegaram a ser desmarcadas no fim de semana, já foram normalizadas. Para isso a prefeitura está comprando sangue de um hospital particular, mas mesmo assim o estoque baixo já começa a preocupar, pois as poucas bolsas que restaram estão separadas para acidentes e casos graves que possam aparecer. 

O Secretário de Saúde disse que um novo aparelho foi encomendado.

Hemocentros da região sofrem com baixa no estoque

Petrópolis

O Hemocentro em Petrópolis continua funcionando normalmente. O estoque do banco de sangue diminuiu em 60%, o que é considerado muito baixo. 

Campos

Em Campos, a situação também não é diferente. O estoque do hemocentro regional do norte fluminense, situado no Hospital Ferreira Machado, tem recebido uma média diária de 30 doadores. Segundo a Assistente Social Rosângela Frauches o número ideal seria de 70 doadores por dia. Ela ainda acrescentou que as bolsas são usadas prioritariamente em pacientes da emergência e com leucemia.

Cabo Frio

Em Cabo Frio, o Hemolagos sofre para suprir as necessidades de nove municípios da região, principalmente durante os feriadões. Quem quiser doar sangue pode procurar o Hemolagos na Rua Barão do Rio Branco, 88, Bairro Passagem na cidade de Cabo Frio. 

O horário de atendimento é das oito da manhã às quatro da tarde. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (22) 2644-5076.

...
Fonte: In360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.