PM reforça o policiamento na Região dos Lagos

A onda de assaltos em Búzios nos últimos dias; o fechamento do comércio em alguns bairros de Cabo Frio a mando de traficantes na semana passada e os 18 homicídios registrados, apenas em outubro, na Região dos Lagos, fizeram o comando do 25º BPM mudar a estratégia para combater a violência. O novo plano será apresentado nesta terça aos oficiais dos sete municípios da região.
De acordo com o tenente-coronel Hugo Freire, comandante do 25º BPM, com a chegada da alta temporada, o número de policiais será reforçado em toda a região, assim como o número de veículos e equipamentos:
- Receberemos mais 150 policiais, 38 motos e 30 carros que serão distribuídos pelos sete municípios de nossa área.
No total, a PM terá 870 policiais e 90 carros nas ruas nos próximos meses. Entre as novidades estão o patrulhamento em quadriciclos, nas Dunas em Cabo Frio, e motos para a orla entre Saquarema e Búzios.
- É um policiamento mais rápido para enfrentar os constantes engarrafamentos da região - disse Freire.
Para Búzios, a PM informou que o trabalho de inteligência montou nova estratégia, integrando o policiamento com a Guarda Municipal. O comandante explicou que a PM vem treinando os agentes de Búzios para operações em conjunto.
- Estamos e reposicionando os 72 policiais militares desde a semana passada. Búzios foi dividida em duas partes; uma do centro ate o bairro da Rasa e outra da Rasa até Unamar, segundo distrito de Cabo Frio - disse Freire.
Plano contará com apoio de conselhos municipais
Para o Secretário de Ordem Pública de Búzios, coronel Rodolfo Lírio, o trabalho em conjunto com a PM já está surtindo efeito.
- Nossa guarnição que faz a ronda escolar tem sempre um PM junto. Em operações maiores, trabalhamos com a Policia Civil também - disse Lírio, acrescentando que Búzios tem 190 guardas municipais.
O novo plano de ação do 25 BPM para os sete municípios conta com apoio e informações dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (CCSP), que, na avaliação do comandante, podem dar informações precisas sobe a violência que, na maioria das vezes, não é registrada nas delegacias.
- Sem registros, ficamos sem dados específicos para montar operações. É preciso que a sociedade denuncie sempre. E as guardas municipais bem treinadas também auxiliam no reforço policial - disse Freire.
Há quatro meses, Cabo Frio inaugurou uma Central de Monitoramento de Segurança, operada por agentes municipais. O tenente-coronel Freire, informou, porém, que o sistema ainda não está funcionando, pois as câmeras ainda não foram instaladas em locais estratégicos da cidade, o que deve ser resolvido nos próximos meses. 
...
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.