Parque do Mico Leão Dourado ameaçado

Mais de 100 casas precisam ser retiradas da área do Parque

O Parque Municipal do Mico Leão Dourado, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, é alvo de um impasse. É que a Prefeitura publicou um decreto extinguindo a reserva, e o Ministério Público Estadual moveu uma ação judicial pedindo a criação de um plano de regularização fundiária e a anulação do decreto. 
A alegação da Prefeitura para extinguir o parque, que tem 13 anos, é que nele existem várias propriedades particulares e a Prefeitura não tem recursos para pagar as indenizações.  Na localidade tem 120 moradores. 

O parque é uma das poucas reservas de mata atlântica que restou na região, por isso é conhecido como Corredor Verde. A decisão do Ministério Público se baseia no fato de que hoje apenas dez por cento da mata está preservada nessa área e a metade dela está na reserva. Outra preocupação é que além do risco da destruição da floresta, os animais, como o mico leão dourado, podem acabar sofrendo se não houver fiscalização. 

O procurador do Município garante que a extinção do parque não vai ameaçar a fauna e flora no local, segundo ele a área é protegida pelo Governo Federal e o Município não vai parar de fiscalizar a região. 

...
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.