Internet Cidadão garante prêmio a Quissamã

O projeto Internet Cidadão rendeu um prêmio internacional para Quissamã. O município é o único no país a alcançar o primeiro lugar do VII Prêmio Ibero-americano de Cidades Digitais, vencendo na categoria Cidade Pequena.

A láurea é oferecida anualmente pela Associação Ibero-americana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações (AHCIET, na sigla em espanhol). O prefeito Armando Carneiro deve receber o prêmio, em Medellín, na Colômbia, durante o XI Encontro Ibero-americano de Cidades Digitais, na próxima segunda-feira (15 de novembro).

 “Esse prêmio vem coroar todo o trabalho que começou em 2005, com acesso digital para a população, no comércio, nas residências e até nos Quissanets (salas de acesso à Internet para a população)”, afirmou o secretário de Governo e Administração, Ronaldo Costa, ressaltando que o reconhecimento internacional é como um selo de qualidade para o serviço.
 
Ronaldo disse que o projeto Internet Cidadão representa mais um passo de ousadia do prefeito Armando Carneiro, garantindo inclusão digital e social a toda população. “O contexto é maior do que a pura inclusão digital. É um processo de preservação histórica, de iniciação da alfabetização bilíngüe nas escolas e de informatização da secretaria de Saúde (nas Unidades de Saúde da Família)”, explicou o secretário, ressaltando que a Prefeitura prioriza a qualidade de vida da população em todos os seus projetos.
 
Premiação - O prêmio é dividido em cinco categorias – Cidade Grande, Cidade Média e Cidade Pequena, além de dois especiais, “Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Educação”, e “Mulheres Empreendedoras e TIC”. Com cerca de 19 mil habitantes, Quissamã saiu na frente em relação a outros municípios de pequeno porte do continente e recebeu a premiação na categoria Cidade Pequena.
 
O acesso digital em todos os cantos do município, priorizando o social e o cultural, respondem pela premiação. Segundo a programação do evento, a finalidade da AHCIET é reconhecer e premiar práticas de bom governo, que tenham alcançado melhorias na qualidade de vida da comunidade por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.
 
A premiação inclui a participação do XI Encontro Ibero-americano de Cidades Digitais, em Medellín, na Colômbia; licença para uso da plataforma Avanza Local Soluciones, do governo espanhol; e uma bolsa de formação em Governo Eletrônico para um funcionário local, oferecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA).
 
Internet - O programa Internet Cidadão existe há cinco anos, oferecendo conexão gratuita a toda população – no comércio, residências e Quissanets, além de ampliar o projeto para a os postos de saúde e as escolas da rede municipal.
 
Segundo pesquisa realizada em 2003, pela Prefeitura, foi constatado que havia apenas 91 locais com conexão digital no município, através de acesso discado (via linha telefônica). Hoje há cerca de 2 mil residências com acesso digital e uma média de 2,5 mil usuários/mês nas sete Quissanets locais (nas localidades de Santa Catarina, Barra do Furado, Sítio Quissamã,  Pindobas e Morro Alto, além de Centro e Caxias, este último em parceria com o governo Estadual). Todo acesso é realizado através de 11 torres de transmissão espalhadas pelo município.
 ...
Fonte: Internet Cidadã
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.