Fundação Municipal e Senar promovem cursos de apicultura em Casimiro

A Fundação Municipal Casimiro de Abreu, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RJ)  e o Sindicato Rural de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, promove até sexta-feira, dia 26, dois cursos de apicultura no sítio agrícola. De acordo com o instrutor Jean Rocha o curso é voltado para produtores rurais e pessoas interessadas em produzir mel.
O primeiro curso ministrado na segunda e terça-feira foi de apicultura com abelhas apes, que são as com ferrão. Nos outros dias, o assunto é voltado para a apicultura com abelhas sem ferrão. “São abelhas totalmente diferentes. A apes é mais perigosa, portanto mais produtiva”, destacou Rocha. O instrutor afirmou que o curso inclui assuntos como partes da abelha, floradas, manejo do apiário, segurança no trabalho e colheita de mel.  
As aulas foram bem aproveitadas pela produtora rural Denise Pereira. “Tenho pequenas colméias e já produzo mel, mas percebi que faço muita coisa errada como retirar o mel depois da hora correta. Quero sair daqui sabendo todas as etapas de produção e o manejo correto”, disse Denise. O aposentado Carlos Fernando Lopes também pretende aprender as técnicas para introduzir o manejo em seu sítio. “O curso é ótimo para dar uma noção e ensinar técnicas de apicultura. Pretendo trabalhar com os dois tipos de abelha, já que tenho um espaço grande em meu sítio”, explicou Lopes.
Quem também participou do curso foram três funcionários da Guarda Municipal da Prefeitura de Casimiro de Abreu, entre eles a chefe do departamento de Educação no Trânsito, Vivian Bikel. “Tenho interesse em fazer cursos ligados à área ambiental para atuar na Guarda Ambiental, que ainda será criada”, destacou. 
...
Fonte: Ascom PMCA
Foto: Luana Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.