Problemas técnicos provocaram atrasos na apuração do RJ, diz TRE

O desembargador Nametala Jorge, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) atribuiu o atraso na apuração dos votos do estado a problemas na leitura dos dados das urnas eletrônicas de algumas seções.
“Enfrentamos dificuldades com urnas na Pavuna e Nova Iguaçu. Problemas não na transmissão, mas na leitura dos dados dos disquetes. Ainda estão investigando se houve falha humana ou do sistema”, declarou o desembargador.
Namatela minimizou o atraso ocorrido na votação no município de Búzios, na Região dos Lagos, provocado pela utilização de urnas biométricas em caráter experimental. Ele afirmou que o sistema será reutilizado no segundo turno.
“Há uma diversidade entre os locais de votação. Alguns são mais adaptados, outros, menos. Nós temos dificuldades, o eleitor tem dificuldades. Mas a análise da utilização deste tipo de urna foi excelente. O futuro é esse”, destacou.
Alerj ainda indefinida
Apesar da apuração ter chegado ao fim, o presidente do TRE-RJ ressaltou que ainda não é possível definir a composição total da nova bancada da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
“É preciso aguardar o julgamento dos recursos dos candidatos que estão sub júdice pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Minha previsão é que isso aconteça antes de 31 de outubro”, disse Nametala Jorge, que elogiou o andamento das eleições no estado.
“Foi excelente, tivemos um dia tranquilo, de muita paz. Posso afirmar não só pelo TRE-RJ, mas principalmente pelas forças de segurança do estado, as polícias Militar, Civil e Federal. Tivemos um campo de atuação mais facilitado, o que nos deu mais tranquilidade e condições de trabalhar”, concluiu.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.