Produção da cana em Campos cai em relação a 2009

Produtores estão preocupados com situação.

Vocês já viram outras vezes a decadência do setor da cana em Campos. E não é que com os primeiros números da safra 2010 a situação piorou um pouco mais.
Na contra-mão do cenário nacional, o setor da cana em Campos segue de mal a pior. Para o país, a expectativa de crescimento é de 5% na safra 2010. Com a antecipação na colheita até agora foi registrado aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. No município que já foi um dos maiores produtores do Brasil e perspectiva é de queda de 20% na colheita. E são vários os motivos.
Para quem vive do setor a situação é crítica. Nos tempos de produção em alta a região já teve 16 usinas. Em 2010, Campos só terá duas funcionando. A maior delas sequer moeu cana este ano. Os funcionários da Sapucaia reclamam atraso de quatro meses no salário. Com medo de serem punidos, ninguém aceitou gravar entrevistas. Hoje, quem precisa de trabalho apenas passa os dias na porta da empresa à espera de notícias.
Em 2008, a safra foi de 4.111 milhões de toneladas. Em 2009 caiu para 3.258 milhões. A previsão para este ano é de 2 milhões a 2,5 milhões de toneladas. E o pior, os custos vão ficar pelo menos 20% mais altos. A queimada está proibida e os produtores terão que investir em máquinas. Depois da mecanização muitos trabalhadores podem perder o emprego.
Para economia de Campos, a cana é muito importante. Uma prova é que apesar de toda crise, este ano, foi o setor que mais empregou com carteira assinada no município. Pelo menos 30% das novas vagas criadas surgiram das lavouras.
Mas tem economista que alerta: o grande número de pessoas que vive abaixo da linha da pobreza e a favelização no município tem participação direta do setor sucroalcoleiro.
Socorro é o que pedem os 7 mil produtores e 10 mil trabalhadores do setor. Para o presidente da Coagro, a única esperança do setor é uma ajuda do poder público.

 

Fonte: In 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.