TRE-RJ deve testar sistema que identifica eleitores pela impressão digital

030 O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) deve testar no município do Rio e em Duque de Caxias o sistema biométrico - que permite a identificação dos eleitores por meio das impressões digitais. Para isso, espera apenas uma autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que pode acontecer depois do recesso do tribunal. Por enquanto, a ideia é aproveitar as pessoas que devem comparecer às zonas eleitorais para pedir a segunda via do título até o dia 23 de setembro e coletar as digitais. A votação pelo novo sistema, no entanto, não ocorrerá nas eleições deste ano.

( confira quais cidades já adotaram o sistema biométrico )

De acordo com o corregedor eleitoral Luiz de Mello Serra, o trabalho terá praticamente custo zero, já que, como os registros de candidatura são recebidos diretamente pelo TRE-RJ, os cartórios eleitorais estão se dedicando somente à parte administrativa das eleições.

- Queremos otimizar essa mão de obra qualificada que já temos nas zonas eleitorais - disse o juiz.

Ainda segundo o magistrado, o TRE-RJ já conta com cerca de 20 equipamentos que coletam a digital dos eleitores. Para o teste devem ser utilizados menos de dez máquinas em zonas eleitorais com grande número de pessoas cadastradas. Além de Duque de Caxias, receberiam os equipamentos cartórios eleitorais localizados no Jardim Botânico, Copacabana, Tijuca e o prédio do próprio TRE-RJ, no Centro. Para o juiz, além da grande concentração de eleitores, a estrutura das zonas eleitorais nestes bairros é melhor.

Até o momento, no Rio, apenas a cidade de Búzios adotou o sistema biométrico, o que começou a ser feito ainda em 2008. No pleito deste ano, os eleitores do município já usarão as digitais.

- Búzios foi escolhida por ter uma característica muito especial. Faz limite apenas com Cabo Frio e com o oceano. Isso facilita que a população seja daquele local - afirmou o corregedor geral.

A nova tecnologia foi utilizada pela primeira vez em 2008, com teste em três municípios pequenos: Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC). Para as eleições de 2010, eleitores de outros 57 municípios brasileiros, em 23 estados, também foram recadastrados e votarão utilizando a urna com leitor biométrico. A expectativa é que em oito anos todos os municípios do país tenham adotado o sistema.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.