Silva Jardim: Conselho aprova Programa Municipal de Saúde Mental

A implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no município de Silva Jardim começa a ser consolidado. Na última sexta-feira (9), foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, o Programa Municipal de Saúde Mental, onde a criação do Caps está incluído.

O Programa será agora encaminhado à secretaria de Saúde do Estado e ao Ministério da Saúde. A medida atende não só a uma exigência do Ministério da Saúde, como a demanda do próprio município.

Segundo o coordenador do Programa de Saúde Mental, Adelsom Bruno dos Reis Santos, dentro do programa está a criação de um ambulatório para atender, exclusivamente, a pacientes com transtornos mentais. “Isso passará a ser feito, onde hoje funciona, o Posto de Saúde Alfredo Backer”, diz Santos, lembrando que, a transferência deve acontecer até o próximo mês.

O trabalho atualmente é feito na Políclina com uma equipe multidisciplinar com dois psicólogos, um psiquiatra, uma assistente social e um psicólogo hospitalar fazem o acolhimento do paciente e avaliam a demanda, descreve o coordenador de Saúde Mental.

De acordo com ele, a demanda no município é grande. “São 80 pacientes para atendimentos psiquiátricos e psicológicos. Com a criação do Caps haverá uma equipe mínima com dois psicólogos, dois enfermeiros, um assistente social e um cozinheiro.

O projeto para criação do Caps está em fase de projeto. “A meta é que em janeiro de 2011, o Centro esteja funcionando”, prevê. Segundo ele, as obras de reformas vão começar nos próximos dias. O coordenador afirmou ainda que será implantado o Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), que é regulamentado pelo Ministério da Saúde.

As residências terapêuticas são alternativas de moradia para pessoas internadas há anos em hospitais psiquiátricos e não contam com suporte adequado na comunidade. “São abertos a outros casos, como aqueles com transtornos mentais em situações desumanas ou que a família não aceita”, explica o coordenado.

Dentro do Programa Municipal de Saúde Mental está a reestruturação de dois leitos psiquiátricos. “Serão usados para atendimentos de baixa e médica complexidade”, lembra Santos. Todo trabalho promovido pela coordenadoria de Saúde Mental tem recebido o apoio da Promotoria de Silva Jardim e Núcleo de Apoio à Educação (Nae).

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.