PF prende 4 servidores do INSS suspeitos de fraude no Rio

A delegacia de Polícia Federal de Niterói (RJ) prendeu, nesta segunda-feira, quatro servidores da agência da Previdência Social de Saquarema. Eles são suspeitos de participar da concessão fraudulenta de benefícios de amparo social ao idoso. Um homem, que teria agido como procurador em alguns destes casos, está foragido.

Segundo a PF, em pelo menos 10 dos benefícios analisados, de um total de 113 suspeitos, foi confirmado o uso de documentos falsos. A confirmação foi dada pelo Detran do Rio de Janeiro e por Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais.

Em todos os casos, a investigação aponta uso de carteiras de identidade requeridas em segunda via, CPFs emitidos em data recente, Número de Identificação do Trabalhador (NIT) criado em data próxima à concessão do benefício, fotografias idênticas de pessoas jovens utilizadas em mais de um benefício e certidões de nascimento falsificadas.

Foi constatada, também, a existência de formulários de requerimento de benefício preenchidos com letras idênticas e comprovantes de residência com o mesmo nome e endereço sendo utilizados em 44 benefícios.

Os quatro mandados de prisão cumpridos hoje (e o quinto, que permanece pendente), assim como sete mandados de busca e apreensão, foram emitidos pela 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia. O juiz determinou, também, o afastamento dos quatro servidores de suas funções e a suspensão de 113 benefícios investigados.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.