Macaé investe no resgate histórico-cultural da cidade

Projeto de revitalização inclui o antigo ginásio

O ginásio do Clube Ypiranga passa a sediar o Centro de Treinamento do Macaé Esporte

“A identidade de um povo é um processo de construção continuada, marcado por características históricas e culturais que devem ser preservadas”. Com essas palavras, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB), definiu o projeto de recuperação do Clube Ypiranga, que está sendo preparado pela Coordenadoria Extraordinária Macaé 200 anos da prefeitura, após a desapropriação do local. Riverton visitou o Clube Ypiranga nesta segunda-feira (12) e destacou a importância histórica do prédio, de 1926.


- Vamos recuperar o desenho original do clube, que é tradicional no município e muito conhecido, além de implantar no local o Museu Macaé 200 anos. Queremos promover a preservação da identidade cultural da cidade, que passa pela sua referência histórica – comentou o prefeito, que foi presidente do Clube Ypiranga em 1995.
Pelo projeto que está em fase de elaboração, o ginásio do Clube Ypiranga passa a sediar o Centro de Treinamento do Macaé Esporte e abrigar também a subsecretaria de Esportes. O prefeito estava acompanhado do coordenador extraordinário do programa Macaé 200 anos, Ely Perón; do secretário de Obras, Tadeu Campos; do presidente da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emopi), Antônio Sardinha e do subsecretário de Esportes, Rogério Maciel.
De acordo com Ely Perón, o projeto Macaé 200 anos vai festejar essa importante data no município, abordando a história passada de Macaé, registrando a história presente e projetando Macaé para o futuro. “Teremos no Museu 200 anos, um departamento de audiovisual onde os visitantes poderão conferir depoimentos de macaenses pelos 200 anos do município e um lugar específico para exposições e palestras”, citou.
Segundo levantamento informado pelo pesquisador da Coordenadoria Extraordinária Macaé 200 anos, Vilcson Gavinho, o Clube Ypiranga, erguido em 1926 para ser a sede do Clube dos Abaetés, foi construído pela família Paes. O projeto arquitetônico é de Joaquim Murteira, responsável por grandes obras em Macaé, como o Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo, onde funciona a Câmara Municipal, e o Colégio Luiz Reid.
O clube Abaetés, que era de regata, passou a se chamar Ypiranga Futebol Clube. Diversas personalidades da MPB brasileira como Cauby Peixoto, Ângela Maria, Clara Nunes e Wilson Simonal se apresentaram no local. Além do levantamento histórico, a coordenadoria realizou o tratamento de toda a documentação do clube, desde a fundação.

Fonte: R. Ostras jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.